Recentemente acompanhamos o retorno de queens lendárias de Drag Race para o All Stars 5, desde Alexis Mateo da S3 à Shea Coulee da S9. Mas para que essas lendas brilhem desafio após desafio um minucioso processo de seleção, para escolher as rainhas, é feito previamente ao início das gravações da temporada.
COMO É FEITO O PROCESSO SELETIVO DO ALL STARS?
Mama Ru e sua equipe de produtores revelaram o rigoroso sistema que se segue até concretização do convite oficial para as rainhas voltarem à sala de trabalhos.
D acordo com a co-showrunner e produtora executiva da série Mandy Salangsang – que desempenha um papel fundamental em auxiliar RuPaul, Randy Barbato e Fenton Bailey a moldar o elenco desde a quarta temporada – a equipe precisa conversar antes de concordar sobre quais rainhas devem receber outra chance. Ele revelou ao EW:
“Acompanhamos as rainhas e suas carreiras e mantemos contato com elas enquanto conquistam o mundo. Sabemos quem manifestou interesse em voltar e isso é algo que analisamos: quem realmente quer jogar? Quem experimentou uma verdadeira evolução? Nós apenas começamos a jogar nomes na mesa. São pessoas que queremos ver e assistir na TV competindo entre si”.
O processo, Mandy diz, geralmente começa com a equipe de produtores sentados em uma sala, jogando nomes na roda e vendo quais ficam em suas mentes. Ela acrescentou:
”Olhamos para quem vai entrar nessa plataforma e tirar proveito dela e quem vai dar um ótimo show para nós”.
A partir daí, a equipe também estuda diversificar sua representação de diferentes estéticas drag, desde as rainhas de comédia, passando por drags fashionistas até as showgirls de Nova York.
Mas, apesar das rainhas criarem carreiras bem-sucedidas internacionalmente, isso não significa que elas estejam sempre prontas para um retorno a televisão, com Salangsang afirmando que o All Stars é um “compromisso” muito maior, então as rainhas precisam ser muito honestas sobre se elas podem lidar com isso:
”Comprometer-se a fazer uma temporada do All Stars, é um [verdadeiro] compromisso. Agradeço quando uma rainha diz que não está pronta. Quando as pessoas não levam isso a sério ou não sentem que estão prontas para dar o melhor de si, não acho que isso torne a competição mais acirrada ou a experiência mais autêntica na sala de trabalhos. Elas sabem que serão testados e avaliadas de uma maneira diferente. Os desafios são um pouco mais difíceis e esperamos mais delas…. Elas vão competir contra uma concorrência mais feroz, todas no auge de suas carreiras. Então, elas precisam estar prontos para isso e entrar em ação!”
A seleção para a 5ª temporada foi particularmente desafiadora para a equipe devido aos novos recursos do programa, com a rainha campeã da semana agora fazendo a dublagem por seu legado contra uma lipsync assassin do show que retorna apenas para este momento. Barbato revelou:
”Toda a equipe achou que precisávamos mudar o formato. Nós sentimos que o público também queria isso. As garotas que convidamos de volta são estrelas, então queríamos tratá-las com respeito e oferecer a elas uma plataforma que as faça bem; portanto, quando você estiver tentando pensar em como ajustar o formato, faça isso de maneira respeitosa, mas também com impacto. Torná-lo mais democrático cria uma camada interessante de experimentação social, além dos saltos, perucas e maquiagem”.