Após sua vitória no desafio principal do sexto episódio da primeira temporada de Canada’s Drag Race, Rita Baga postou uma longa mensagem em suas redes sociais para aqueles que a tem enviado mensagem de ódio e até ameaça de morte. Confira a seguir.
“Eu tenho pele grossa e coração elástico
Look final da passarela desta semana, denim sobre denim sobre denim. Sim, é 100% denim. Queríamos ter uma abordagem diferente sobre este desafio e estou muito feliz com isso.
Os últimos dias foram, particularmente, desafiadores. Como estava muito feliz e orgulhosa de ganhar mais um desafio na noite de quinta-feira, acordei sexta-feira com minhas DMS cheias de mensagens de ódio. Também recebi uma ameaça de morte que é totalmente inaceitável. Eu li que isso tem sido um problema com as competidoras de Drag Race há anos – e vamos abordá-lo – especialmente em relação às rainhas racializadas – e nunca pensei que teria que lidar com isso na minha vida. Por vencer um desafio”.
“Por que razão? Eu ganhei e sua favorita não?
Também recebi mensagens e li tweets e discussões online que afirmavam que eu paguei aos jurados, que os conheço ou que produzi o programa. Também várias mensagens envolvendo body shaming [falar mal do corpo alheio], comentários francofóbicos [preconceito contra franceses] e coisas piores também.
Como ex-gorda, minha silhueta atual é algo de que me traz orgulho. Se certas pessoas acharem que é uma ‘forma quadrada’, o que não é, está tudo bem. Mas eu não ‘preciso’ ter uma certa forma para fazer uma boa arte drag.
Eu também vi comentários de outras rainhas – incluindo irmãs da versão original dos EUA – que foram bastante cruéis e um convite aberto para lançar ofensas para as concorrentes canadenses. Sempre há uma maneira de dizer coisas e fazer críticas. Tento usar esta plataforma com sabedoria e compartilhar meus pontos de vista e pensamentos e elevar as vozes marginalizadas e continuarei a fazê-lo.