Na noite de quinta-feira (21 de novembro), a renomada artista de drag apareceu na cerimônia GAY TIMES Honours 500, que homenageia pessoas LGBTs e seus aliados que tiveram um impacto profundo na comunidade nos últimos 12 meses.
Em um país que tem um presidente abertamente homofóbico e a maior taxa de homicídios registrada de pessoas LGBTQ no mundo, Pabllo Vittar permanece como um farol de esperança para a comunidade gay do Brasil. Através de muito trabalho e determinação, ela é a drag queen com maior número de seguidores nas mídias sociais do mundo, recebeu mais de um bilhão de visualizações no YouTube e tornou-se a primeiro artista de drag a ganhar um MTV Award no European Music Awards deste ano.
O sucesso de Pabllo como uma artista gay e de grande representatividade está movendo montanhas pela igualdade LGBTQ, mas ela está usando sua voz para o bem. Durante uma apresentação elétrica no Multishow Brazilian Music Awards de 2018, ela gritou “Ele Não”, um slogan viral e hashtag que foi usado para mostrar oposição ao líder anti-LGBTQ do Brasil, Jair Bolsonaro, e se apresentou em Paradas de Orgulho LGBT em todo o mundo, incluindo as épicas celebrações do 50º aniversário do Stonewall da cidade de Nova York no meio deste ano.
Talvez o mais importante seja o fato de que o Pabllo é uma prova concreta do potencial principal das rainhas drag. Ela ganhou o respeito de muitos na indústria, incluindo o superprodutor Diplo e outras estrelas pop, como Anitta e Fergie. Ela lançou seu primeiro single em inglês, Flash Pose, este ano em parceria com Charli XCX. Pabllo preencheu a lacuna entre o drag, que historicamente tem sido uma forma de arte underground, e a música convencional. A rainha comentou sobre sua jornada:
“Não sei quantas vezes a resposta foi ‘não’; poderíamos ver a discriminação nos olhos deles. No Brasil, a arte drag sempre foi algo a ser mantido nas sombras de pequenas boates e não na grande mídia, então todo sim que recebíamos era uma vitória. E não sou só eu, havia muitos artistas LGBTQ que quebraram essa barreira, e agora estamos em todo lugar. Não vamos mais nos esconder nas sombras”.
Confira a seguir, Pabllo se emocionando ao receber o prêmio “Drag Hero”.
“No Brasil não é fácil, mas eu sigo caminhando!”