Mais conhecida no programa por suas ferozes habilidades de lipsync, obsessão por esponjas e afinidade com perucas, a rainha de Nova York, Monét X Change, entrou no workroom de Drag Race nesta temporada e prometeu “varrer a competição” – vassoura na mão. Ela pode não ter conquistado o título de America’s Next Drag Superstar – ficando em sexto lugar -, mas Monét cimentou seu legado como uma das rainhas mais carismáticas e agradáveis de RuPaul.
Desde sua eliminação controversa, Monét foi declarada a “rainha roubada” da 10ª temporada de Drag Race. Mas esse é um título do qual ela não se importa. Na entrevista a seguir ela fala um pouco sobre o programa e a polêmica com Azealia Banks.
Você acha que ganhou o lipsync battle entre você e Kameron?
Eu absolutamente ganhei, porra! Deixe-me dizer uma coisa, é realmente fácil entrar em um lip-sync e fazer o seu padrão ‘Eu vou fazer uma estrelinha aqui, eu vou fazer uma split ali’, mas meu estilo de drag, meu estilo de lipsync é divertido. Divirta-se, faça diferente, faça sobressair. Obviamente, não vou desconsiderar ninguém que se sinta à vontade para fazer seus truques, mas o que torna a batalha mais divertida é se você fizer coisas que o público não está esperando, então eles se entretém.
Você tinha alguma coisa especial planejada para o lip-sync pela coroa?
Oh absolutamente, menina! Deixe-me dizer uma coisa, Sasha Velour mudou a porra do jogo, lipsync pela coroa… Bem? Ela mudou essa merda. Agora, o que você vai fazer para acabar com as malditas rosas saindo de cada orifício e cada fenda do seu corpo? Este é verdadeiramente um dos momentos mais emblemáticos de Drag Race. Então, tenho certeza que nesta temporada, na temporada de Sasha e na próxima temporada, a pergunta será: “Como você vai superar o ano anterior?”.
Se importa de contar o que você tinha planejado?
Não, eu não vou te dizer, garota! Se Mama Ru me ligar, e eu entrar em algum tipo de All Stars, vou te deixar chocada com meus truques. Mas eu não vou te dizer, você saberá apenas no caso de eu acabar caindo em algum lipsync pela coroa em algum futuro próximo.
Então isso é um sim definitivo para All Stars?
Eu adoraria! Ouça, eu adoro estar na TV. Eu adoro falar e gostaria de aproveitar a chance de estar em Drag Race novamente.
O que você faria de diferente?
Os juízes deixaram claro que querem que eu use cabelos mais glamourosos, seja lá o que isso signifique. Mesmo que eu ache que o cabelo curto é muito glamouroso. Então eu definitivamente tentaria fazer isso, e aumentar o glamour um pouco para fazer Michelle Visage dar um sorriso uma ou duas vezes.
Quando podemos esperar sua própria linha de perucas?
Oh garota, ouça! Eles estão chegando numa loja Target perto de você. Eu sei que vocês não têm, mas vou lançá-las na Target e Primark só para vocês.
Você prefere ganhar o título de America’s Next Drag Superstar ou ser uma fan-favorite?
Sabe, essa é uma pergunta complicada porque o que eu percebi como uma Ru Girl é que algo ainda melhor – ou mais maluco – do que ganhar é os fãs dizerem que você foi “roubada”. Os fãs achavam que eu tinha o necessário para ir até o fim e pensar que fui roubada e privada de atingir esse objetivo é muito legal. Isso realmente aquece meu coração, saber que eles têm sentimentos tão fortes sobre o meu talento no programa.
Há algum desafio que você acha que deveria ter vencido?
Oh menina, deixa eu dizer alguma coisa. A lista continua! Houve muitos desafios que acho que eu deveria ter vencido. Eu senti que fui muito bem no Snatch Game, minha Maya Angelou era muito forte. Eu me senti muito bem também no desafio de Cher, eu realmente gostei de como eu fiz isso. Eu também adorei Breastworld, e é engraçado porque eu fui criticada na minha runway quando a Asia tinha exatamente a mesma runway. E ela conseguiu a vitória em vez disso. Então eu senti que deveria ter ganho esses três.
Como foi a sua experiência com RuPaul?
Eu tenho que dizer, eu amo RuPaul. Sim, nós não estamos no set pra bater papo e tomar um chá com Ru, mas há momentos em que ela olha e diz “Monét, eu amo seus sapatos”, e pequenas coisas assim, o que é reconfortante. Além disso, Ru se solta no set, e é muito divertido de ver, especialmente para alguém que é um ícone tão gay, e alguém que você considera tão rígido e direto. Vê-lo tão solto e amaldiçoando uma tempestade foi ótimo. Eu amo o RuPaul.
Sim, eu sinto que o Ru tem sido muito mais hilário e louco nesta temporada.
Quer saber? Eu acho que é porque Monét X Change estava lá.