Conchita Wurst, drag queen cantora campeã do Eurovision 2014, revelou publicamente para seus fãs ser HIV positivo após um ex-namorado ameaçar expor sua sorologia. A estrela de 29 anos desde que anunciou sua condição HIV+ tem recebido inúmeras mensagens de apoio de seus fãs no instagram. Conchita, vivida por Thomas Neuwirth, escreveu no post (publicado em alemão, seu idioma nativo) que não dará a ninguém o direito de assustá-la ou influenciar negativamente o futuro de sua vida. Confira a seguir a tradução de sua publicação no instagram.
“Hoje é o dia para me libertar da Espada de Dâmocles para o resto da minha vida: sou soropositivo há muitos anos. Isso é irrelevante para o público, mas um ex-namorado me ameaça ir a público com essa informação privada, e eu não darei a ninguém o direito de me assustar e influenciar minha vida no futuro. Desde que recebi o diagnóstico, estou em tratamento médico há muitos anos sem interrupção, carga viral indetectável, para que assim não seja capaz de transmitir o vírus. Eu não queria tornar isso público por várias motivos, por ora quero mencionar somente dois deles aqui:
O mais importante é a minha família, que sabe e me apoia incondicionalmente desde o primeiro dia. Eu teria de bom grado poupado vocês a atenção de ter um filho, neto e irmão com status HIV+. Da mesma forma, meus amigos estão cientes disso há algum tempo e estão lidando com isso de uma maneira imparcial que eu gostaria de todos envolvidos.