Após ser a primeira eliminada da décima temporada de RuPaul’s Drag Race, Vanessa Vanjie Mateo concedeu uma entrevista para a Billboard. Leia a seguir minha tradução.
Billboard: Ei, queen, como vai?
Vanessa: Stephen! Stephen, Stephen, Stephen, estamos tendo esta entrevista, mas você sabe o que diabos aconteceu ontem à noite, boo boo? Você viu aquele maldito episódio? Que inferno! Quero dizer, desta vez Destiny’s Child se separou e depois expulsou Beyoncé em vez de Kelly ou Michelle! Não, madame.
B: [risos] Bem, eu ia perguntar como você estava se sentindo depois da noite passada, mas eu sinto que você deixou isso bem claro.
V: Não, honestamente, estou indo muito bem, na verdade. Desde a noite passada, todo mundo tem dito coisas tão legais para mim, então eu estou bem.
B: Isso é ótimo! Você foi um pouco criticada no palco pelo seu look de Drag on a Dime. Se você pudesse voltar, você mudaria alguma coisa sobre o seu desfile?
V: Você sabe o que eu teria feito? Eu teria apenas colado duas flores nos meus mamilos e feito uma calcinha de flores, já que eu acho que Michelle queria ver meu corpo. Eu teria dado a ela isso e teria desfilado com meu corpo. Eu entendo o que eles estavam dizendo, mas não é isso que eu estava tentando mostrar com esse visual. Eu estava tentando dar a eles mais Met Gala Rihanna, quando ela saiu com aquele vestido de flores de origami. Isso é o que eu estava tentando apresentar, mas Michelle queria corpo. E eu provavelmente teria usado menos material de loja de 99 centavos, já que todo mundo que não usou esses materiais de 99 centavos avançaram além de mim.
B: Mas está tudo bem porque você conheceu Christina Aguilera! Como foi estar com ela?
V: Eu sou uma grande fã de Christina Aguilera, então quando eu a vi, eu basicamente a entrevistei como você está me entrevistando agora [risos]. Eu perguntei a ela todas as perguntas que eu tinha na cabeça, as coisas que eu tenho pensado sobre a música dela desde sempre. Vendo ela, aquele ícone, quer dizer… Eu fiquei gaga, honestamente. Ela era tão doce, super educada, ela só dizia coisas legais para todo mundo. Eu não sei, eu não poderia nem colocar em uma palavra para você. Foi uma oportunidade incrível. Se fui para casa, fico feliz por estar com Christina Aguilera. Ela sempre se lembrará de mim como aquela cadela que estava no fundo, teve que chutar o sapato dela enquanto ela estava fazendo sincronia labial e foi mandada para casa.
B: Você é a filha drag de Alexis Mateo. Como você e Alexis se conheceram e como é seu relacionamento hoje?
Eu conheci Alexis através do circuito de concursos de drag. Eu estava dançando para ela como uma dançarina de apoio, e depois acabamos nos tornando muito próximas. Eu sempre fui uma pessoa que ela poderia chamar quando precisava de algo, e vice-versa, se eu precisasse de alguma coisa, ela sempre era a primeira pessoa para quem eu ligva. Nos aproximamos e agora, realmente, moramos juntas. Somos melhores amigas, ela é uma mentora para mim e alguém que está sempre perto quando eu preciso de alguma coisa. Somos apenas uma família que apoia uma a outra e ajuda uns aos outros com seus sonhos.
B: Qual foi a reação dela quando você foi chamada para a 10ª temporada?
V: Ela estava tão animada por mim! Ela sempre me disse: “Você vai estar no Drag Race”. Como se ela simplesmente soubesse que isso iria acontecer. Ela disse: “No momento em que você fizer uma audição, você fará isso porque você tem alguma coisa. Quando algo é feito para alguém, então isso vai acontecer”, era o que ela sempre dizia: “Isso vai acontecer”. Então eu entrei no show e ela falou: “Eu te disse!” Ela estava tão animada por mim, e então era hora de trabalhar. Nós criamos tantos looks incríveis, que eu gostaria de mostrar. Uma coisa é certa – meu armário estava pronto para ir com todo tipo de visual. Eu estava bem preparada para a passarela.
B: Você e Alexis vêm da cena da Flórida, que abriga estrelas como Roxxxy Andrews, Ginger Minj, Latrice Royale, Trinity Taylor, etc. O que faz as queens da Flórida se destacarem do resto?