Miz Cracker entrou na décima temporada de RuPaul’s Drag Race chocando a audiência dos EUA devido ao seu nome drag. Resumidamente, cracker é usado como insulto para homens brancos do interior (geralmente do sudeste americano) que além de pobres são racistas.
Origem do termo
A expressão teve origem no período anterior à Revolução Americana, até mesmo antes das plantações. Um cracker era um homem branco tão pobre que não tinha condições de possuir escravos. Eram agricultores que criavam apenas produtos rachados (crack), como trigo e milho.
Os capatazes brancos de escravos no sul dos EUA eram chamados de crackers devido à sua prática de “estalar o chicote” ao dirigir carroças e punir escravos. Os chicotes também eram estalados no lombo dos animais de carga, então cracker pode ser referência a chicotadas em geral.
Cracker na justiça
Em 2012, Michael Dunn (homem branco) atirou em Jordan Davis (jovem negro) matando-o por uma discussão sobre música alta de carro. Dunn alegou que ele tinha ouvido “alguma coisa cracker“ e “eu deveria matar esse filho da puta”, ainda acrescentou ter visto o cano de uma espingarda.