Connect with us

Hi, what are you looking for?

Drag Race

S10 | O significado de CRACKER

🕓 2 min de leitura

Miz Cracker entrou na décima temporada de RuPaul’s Drag Race chocando a audiência dos EUA devido ao seu nome drag. Resumidamente, cracker é usado como insulto para homens brancos do interior (geralmente do sudeste americano) que além de pobres são racistas.

Origem do termo

A expressão teve origem no período anterior à Revolução Americana, até mesmo antes das plantações. Um cracker era um homem branco tão pobre que não tinha condições de possuir escravos. Eram agricultores que criavam apenas produtos rachados (crack), como trigo e milho.

Os capatazes brancos de escravos no sul dos EUA eram chamados de crackers devido à sua prática de “estalar o chicote” ao dirigir carroças e punir escravos. Os chicotes também eram estalados no lombo dos animais de carga, então cracker pode ser referência a chicotadas em geral.

>  S10E01 | Looks de Entrada
>  RuPaul não manda mais em Drag Race e sim os produtores, expõe Tyra

Cracker na justiça

Em 2012, Michael Dunn (homem branco) atirou em Jordan Davis (jovem negro) matando-o por uma discussão sobre música alta de carro. Dunn alegou que ele tinha ouvido “alguma coisa cracker e “eu deveria matar esse filho da puta”, ainda acrescentou ter visto o cano de uma espingarda.

Em 27 de junho de 2013, no julgamento de George Zimmerman, sobre o tiroteio de Trayvon Martin, uma testemunha sob investigação (Rachel Jeantel) declarou que Martin disse (ao telefone) para ela que um “cracker assustador” estava o seguindo minutos antes que a briga entre Martin e Zimmerman ocorresse. O advogado de Zimmerman, em seguida, perguntou se “cracker assustador” era um termo ofensivo, ao qual ela respondeu que não. Tal testemunho provocou na mídia e na população um debate sobre o uso da palavra cracker. Um relatório da CNN referenciou a natureza regional do termo, observando que cracker é considerado um “insulto racial agudo que ressoa com os sulistas brancos, mesmo que os nortistas brancos não entendam”.

>  S12 | Entrevista: Aiden Zhane
>  Bob the Drag Queen faz revelação lendária durante dublagem
>  Billy Porter revela que convive com o HIV há 14 anos

Conclusão

Cracker é um termo depreciativo designado a homens brancos racistas, geralmente muito pobres. Embora nas pesquisas realizadas coloquem cracker e nigger (ofensa para pessoas negras) como equivalentes, não é justo compará-las, pois embora sejam gírias raciais a opressão e peso histórico da palavra nigger a torna muito mais ofensiva que cracker.

Curiosidade

Miz Cracker até foi parar na Wikipédia, na definição para o termo cracker no artigo Uso pejorativo: “Na 10ª temporada do programa Rupaul’s Drag Race, particiou uma drag queen chamada Miz Cracker e, embora o nome seja baseado em um trocadilho com a frase ‘queijo no biscoito’, também pode ser considerado uma referência irônica ao significado pejorativo de cracker”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fonte: wikipedia e urban dictionary.

Compartilhe!
Click to comment

Deixe uma resposta

Veja Também

Drag Race

Assista à prévia do episódio 3 de RuPaul’s Drag 17 à seguir.

Drag Race

Saiba como será o episódio 3 de RuPaul’s Drag Race 17, quem vence e quem leva sashay away à seguir.

Drag Race

Confira os looks que as rainhas desfilaram na categoria “Is it Cake” do episódio 2 RuPaul’s Drag Race 17. Quem merece Toot e Boot?

Drag Race

Finalmente conhecemos o Badonka Donk, mas quem brilhou mesmo foi Lexi Love. Confira a resenha do episódio 2 de RuPaul’s Drag Race 17 à...

Advertisement

Portal de notícias sobre arte drag, RuPaul's Drag Race e suas rainhas.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2025 © Todos os direitos reservados.