Competidora das temporadas 2 e 3 de RuPaul’s Drag Race e All Stars 3, Darius Jeremy Pierce, conhecido como Shangela, recebeu novas acusações de assédio sexual. A notícia chega quase um ano após um processo anterior contra Shangela, que envolvia acusações semelhantes, ter sido arquivado na justiça. A última queixa foi registrada em 24 de fevereiro de 2025 por Eric Poff, uma estrela do cinema adulto conhecido pelo nome artístico Dakota Payne. No processo, Poff acusou Pierce de pressioná-lo a beber excessivamente antes de supostamente abusá-lo enquanto ele estava incapacitado.
De acordo com documentos judiciais obtidos pela PEOPLE, o incidente ocorreu em outubro de 2017, enquanto Poff e Shangela estavam filmando Hurricane Bianca em Manhattan. Poff afirmou que a estrela de Drag Race “drogou” sua bebida. A próxima coisa que Poff lembra é ter acordado em um quarto de hotel com Pierce a molestando enquanto um homem desconhecido observava de um canto. Seus advogados escreveram que, devido ao estado “semi-consciente” de Poff na época, ele não foi capaz de consentir com qualquer atividade sexual que ocorreu.
Os documentos também afirmam que Poff “ganhou coragem para se manifestar” com sua história após as alegações anteriores contra a drag queen ganharem as manchetes em 2024. Poff também alegou que Pierce continuou a enviar dinheiro para comprar seu silêncio. Em seu processo, Poff está solicitando um julgamento com júri e pedindo que Pierce pague seus honorários advocatícios, juntamente com “todos os outros valores devidos a ele”.
Cinco pessoas acusaram Shangela de assédio sexual
Em março de 2024, a Rolling Stone divulgou a notícia sobre cinco pessoas acusando a famosa drag queen de assédio sexual. De acordo com o relatório, todos esses incidentes ocorreram entre 2012 e 2018. Todas as cinco vítimas alegadas afirmaram que Pierce, também conhecido como Shangela, tinha quase o dobro de sua idade no momento dos abusos. Três das vítimas revelaram que eram aspirantes a drag queens e estavam “cientes do status de celebridade de Pierce”. Uma das fontes também compartilhou que estavam tão bêbadas que vomitaram em uma cama de hotel momentos antes do suposto abuso ocorrer.
Em uma carta enviada à revista, o advogado de Pierce, Andrew Brettler, manteve que as alegações eram falsas e “não eram apoiadas por qualquer evidência ou testemunho confiável de testemunhas”. De acordo com Andrew, Pierce nunca se envolveu em sexo não consensual e afirmou que havia inconsistências significativas nas histórias dos acusadores. No entanto, a drag queen admitiu ter se encontrado com quatro das fontes nas datas das supostas agressões. Segundo Pierce, eles não se lembram do quinto acusador.
Um dos acusadores inclui o ex-assistente de produção de RuPaul’s Drag Race, Daniel McGarrigle. Daniel alegou que Pierce abusou dele enquanto ambos gravavam o programa We’re Here da HBO em 2020. No entanto, Daniel desistiu de seu processo, que inicialmente buscava indenizações por suposto assédio sexual, violência sexual e violência de gênero. Eventualmente, o processo foi arquivado sem poder ser reaberto.
Shangela se defende
Após a repercussão da nova acusação, Shangela usou suas mídias sociais para se defender. Leia a declaração à seguir.
“Oi, pessoal. Comecei minha semana super grata pela vida, troquei mensagens com minha mãe, arrumei minha mala de drag e apenas cuidando da minha própria vida gay. Então, do nada, surge um monte de besteiras.
Ser falsamente acusada das maneiras mais hediondas é muito difícil de suportar. Estou sendo aconselhada a ficar em silêncio e estou fazendo o meu melhor para seguir em frente sem me envolver em um vai e vem com pessoas desonestas que buscam dinheiro ou um momento de fama. ‘Não vale a pena’, eu digo a mim mesma.
Mesmo que NENHUMA dessas alegações falsas tenha prosperado contra mim… minha carreira, meu caráter e até minha família sofreram. Agradeço a todos vocês que enxergam através desse tipo de situação. Honestamente, meu coração agradece a vocês”.
“Crescer em uma cidade pequena fez com que meu sonho fosse sempre entreter as pessoas e, esperançosamente, causar um impacto positivo no mundo. Trabalhei sem parar, publicamente e em privado, para alcançar isso. No entanto, nunca imaginei que realizar meu sonho também viria com traições chocantes e ataques difamatórios. Parece que, quanto mais longe você vai, mais algumas pessoas querem ver você falhar. Mas eu não vou desistir.
Espero que nenhum de vocês tenha que passar por isso. Dói. O objetivo deles é caracterizar uma drag queen negra, gay e bem-sucedida como uma ameaça. Mas meu objetivo é nunca deixar o mal vencer. Continuarei a lutar com a verdade e, com o tempo, sei que a verdade prevalecerá. Ainda grato pela vida e enviando amor sempre… Abraços, Shangie”.
