Um bate-papo antigo de RuPaul e da saudosa Joan Rivers, falecida em 2014, voltou a circular recentemente na internet. O ponto principal que tem recebido destaque é a fala de Mama Ru a cerca de nossa sociedade viver e, ciclos, em que na maioria do tempo vivemos num mundo conservador, mas que sempre há um pequeno intervalo de progressismo. E foi numa dessas “janelas” que Drag Race surgiu e pôde se tornar um fenômeno cultural.
Contudo, RuPaul é muito pé no chão, e sabia que esse tempo de bonança era curto e em breve voltaríamos a regredir. Bem, estamos aí em 2025 e vemos como a sociedade tem sido cada vez mais conservadora, condenando e perseguindo LGBTs mundo à fora, além de muitos países estarem numa cruzada contra imigrantes. Veja o trecho da entrevista à seguir.
i love love love how succinctly rupaul explains political shifts in america and already knew we would be where we are now in 2025 pic.twitter.com/3vTEFPPjPo
— fem top (@gayandold) January 26, 2025
No vídeo em destaque Mama Ru declarou:
“Você sabe, na cultura há pequenos momentos no tempo em que as pessoas estão abertas. Depois do 11 de setembro (2001) havia essa hostilidade e medo que apenas estava no ar, certo? Depois que isso deu uma aliviada e após Obama assumir a presidência, mas não porque Obama assumiu. Obama é o resultado dessa abertura que houve. Eu acho que o sucesso de nosso show é parte dessa abertura. Claro que houve uma abertura nos anos 1970 com a dança, as pessoas estavam dançando. Também houve nso anos 60. Claro que aberturas pequenas. Eu tive meu grande primeiro estouro em 1993, houve uma pequena janela. Mas essas janelas abrem e fecham. Elas abrem e fecham. E estamos experimentando isso neste momento. É por isso que nosso show é um sucesso. Vai fechar de novo, não é sempre assim”.
Joan Rivers então perguntou se RuPaul acreditava que essa abertura de “aceitação social” iria fechar de novo e Mama Ru concluiu: “Com certeza. Isso é a humanidade. Nos anos 1980 eu não podia com as pessoas. Até os gays ficarão conservadores nos anos 80”.
Ainda em 2014 quando Ru era bem ativa no Twitter ela postou:
“No livro ‘Revolução dos Bichos’ de Orwell: os porcos não queriam de verdade a revolução, eles apenas queria SER o ‘fazendeiro João’”.
Crítica certeira de RuPaul que tem se provado real, tendo em vista o número crescente de minorias sociais que tem apoiado seus opressores em importantes eleições mundo à fora.
A conversa completa entre RuPaul e Joan Rivers ocorrida em 2013 que abordou vários temas pode ser assistida abaixo.
![](https://draglicious.com.br/wp-content/uploads/2020/08/draglicious-logo-rosa-200px.png)