RuPaul’s Drag Race 16 nos serviu um top 3 lendário que sozinho conquistou 11 dos 14 WIN da temporada, por isso acredito que qualquer uma das três finalistas tem potencial para vencer e levar a coroa. A seguir faço uma breve análise de cada uma e quem acredito que tem maiores chances de sair vitoriosa neste ano.
PLANE JANE
Como Sapphira Cristál no desafio de makeover (episódio 13), Plane foi de longe a pior no último desafio competitivo da temporada, e se não fosse por uma dublagem melhor e um histórico superior, ela facilmente poderia ter ido para casa pouco antes da final. Foi meio alarmante ver Plane não conseguir se abrir e mostrar mais de si, porque eu honestamente pensei que ela havia superado sua tendência de manter a guarda durante sua conversa com Sapphira há algumas semanas. Mas sua escolha de fazer comentários maldoso sobre seus colegas de elenco, em vez de realmente falar sobre sua própria jornada na entrevista, destacou o caráter que ela assumiu nesta competição. As outras rainhas mostraram mais dimensões de si mesmas.
Acho que cair no bottom 2 é apenas um obstáculo para Plane – se Plane vai vencer esta temporada, ter que dublar uma vez não mudará isso. No entanto, ainda questiono se ela pode levar a coroa. Sim, obtivemos mais textura no personagem de Plane com o passar de Drag Race 16. Mas neste momento final, quando as outras rainhas defenderam como cresceram, Plane foi subitamente reduzida a ser quem era perto do início da competição. Até mesmo os ataques à Amanda Tori Meating pareceu incongruente com a caracterização mais recente de Plane. Drag Race atualmente tem vergonha de coroar vilões e, na última oportunidade da temporada, Plane nos lembrou que ainda está muito feliz em se apoiar em seu lado shady.
Talvez eu esteja prevendo errado e Plane ainda tenha uma chance de ganhar tudo. Mas neste ponto, acho que as chances dela vencer são as piores do top 3.
SAPPHIRA CRISTÁL
Embora Sapphira tenha se saído bem no episódio 14, parece que seu ímpeto nessa reta final diminuiu. A certa altura, parecia que Sapphira iria vencer isso com facilidade, mas seu tropeço no desafio da makeover e a grande vitória final de sua grande concorrente igualaram o campo de jogo. Em outras palavras: temos uma verdadeira corrida em nossas mãos!
O caso de Sapphira é de uma consistência incrível. Ela recebeu críticas positivas dos jurados nove vezes, vencendo quatro desses episódios. Seus looks tem sido confiáveis na passarela, e ela brinca com RuPaul desde seu primeiro “Você sabe por quê” em seu show de talentos. Quando Sapphira disse no episódio 14 que ela e Ru se dão bem como velhos amigos, ela acertou em cheio uma das principais razões pelas quais ela se sentiu tão à frente do grupo durante toda a temporada: ela e Ru já se sentem colegas, de uma forma que eu compararia para rainhas como Bianca Del Rio e Sasha Colby.
Mas será que ela se parece muito com a nossa atual campeã? Sapphira e Sasha definitivamente compartilham o profissionalismo e a qualidade para todos os desafios, embora eu diria que seus estilos reais de drag são de mundos separados. Eu diria que o maior argumento contra a previsão da vitória de Sapphira é que ela e Plane serão eliminados na votação dos fãs. Se ela conseguir terminar em um segundo lugar forte o suficiente (como Sasha fez com Anetra), acho que ela ainda está no páreo. Mas se Ru sentir que o público está alinhado em outra direção, isso pode ser suficiente para mudar a maré.
NYMPHIA WIND
Esta última vitória não poderia ter vindo em melhor hora para Nymphia, que não apenas superou sua dificuldade com a escrita e os desafios de vulnerabilidade, mas agora tem mais impulso para a final. Combinado com o fato de que ela terá o fandom ao seu lado na votação, estou me questionando se Nymphia conseguiu tamanho destaque a seu favor na hora certa.