Depois que RuPaul’s Drag Race lançou a carreira de Valentina, ela está animada para retornar à franquia como co-apresentadora do Drag Race México. Desde sua participação em Drag Race, a drag queen mexicana-americana apareceu na TV e no cinema em Rent: Live, In the Heights e La Usurpadora: The Musical. E Valentina considera um momento de círculo completo para canalizar sua experiência na indústria para lançar em breve a franquia mexicano em um país que ela orgulhosamente representa.
“Estar chegando à posição de apresentadora, é um desafio artístico e uma formatura”, ela diz a Remezcla. “O próximo nível da minha carreira é mudar a história da maneira como as pessoas veem as pessoas e as histórias queer no México. É realmente uma honra”.
Valentina competiu pela primeira vez em RuPaul’s Drag Race em 2017 durante a nona temporada. Ela voltou novamente para a quarta temporada do All Stars um ano depois. Agora ela será co-apresentadora da primeira temporada de Drag Race Mexico com a drag queen mexicana Lolita Banana, que competiu no Drag Race France em 2022. Valentina trará sua perspectiva bicultural para o corpo de jurados.
“Eu vivia em uma casa bilíngue onde as duas línguas eram faladas, então culturalmente conheço muitas referências, e ter trabalhado no México por períodos muito longos é algo que estou usando como uma grande fonte de inspiração para coisas que eu faço artisticamente. Sou 100% californiana. Sou 100% mexicana e é uma honra estar agitando essas duas bandeiras neste momento”.
Ao comparar Drag Race Mexico com outras franquias, Valentina observa que haverá uma diferença na drag e na arte que suas rainhas apresentarão nesta temporada. Drag queens de norte a sul do país estarão competindo pelo título de “Próxima Drag Superstar do México”.
“Essas meninas precisam trabalhar de acordo com o que podem comprar em seu país, sua cidade e sua vila. Elas têm que ser criativas. Algumas dessas meninas vêm de uma cidade grande. Algumas dessas garotas são de vlarejos, então minhas rainhas estão sob muita pressão para entregar drag de alto nível com seus recursos. O México é tão criativo e tão artístico. Há tantas referências retiradas do México. Mal posso esperar para que as pessoas sintonizem e aproveitem o que o México tem a oferecer”.