Embora RuPaul’s Drag Race só tenha sido apreciada por um público de nicho durante sua primeira década na TV, a competição de drag evoluiu para uma máquina vencedora do Emmy mainstream hoje. A ascensão de Drag Race ao topo da indústria de reality shows foi rápida, já que o programa de RuPaul conquistou 25 prêmios Emmy. Da mensagem inspiradora do show ao desempenho recorde de RuPaul como apresentador da série, eis porque RuPaul’s Drag Race está destinada a continuar seu domínio do Emmy.
RuPaul’s Drag Race estreou em fevereiro de 2009 em um dos canais a cabo menores da Viacom CBS, Logo. Mesmo no episódio de estreia do programa, RuPaul’s Drag Race era inegavelmente vibrante e assumidamente queer. Por essas razões, o programa se tornou um sucesso instantâneo na comunidade LGBTQ, mas teve problemas para obter um sucesso maior. Lentamente, mas com segurança, Drag Race cresceu à medida que o mundo se tornou um lugar mais receptivo para a comunidade gay. As competidoras do show, drag queens, começaram a aparecer em mais lugares, como o tapete vermelho do MTV Video Music Awards e sitcoms como 2 Broke Girls e Glee. De repente, Drag Race se tornou uma marca registrada da cultura pop e estava a caminho de se tornar uma queridinha do Emmy.
Em 2016, RuPaul recebeu sua primeira indicação ao Emmy de Melhor Apresentador de Reality ou Programa de Competição. Os fãs de Drag Race ficaram inspirados quando RuPaul ganhou aquele Emmy porque foi uma indicação clara de que a competição fora de alguma forma foi abraçada pelas vozes queer da indústria historicamente ignoradas. Desde 2016, a competição de RuPaul continuou a receber mais aclamação do Emmy. Além de vencer na categoria de “Melhor Apresentador” todos os anos desde 2016, Drag Race conquistou Emmys nas categorias de “Melhor Programa de Competição ou Reality”, Direção, Figurinos, Edição de Fotos, Melhor Penteado e Melhor Elenco. Na cerimônia do Emmy de 2021, RuPaul fez história com sua 6ª vitória consecutiva na categoria “Melhor Apresentador”. Esta recente vitória fez de RuPaul a pessoa preta mais premiada na história do Emmy. A personalidade contagiosamente irreverente de RuPaul, juntamente com sua mensagem fortalecedora, fizeram dele uma força a ser reconhecida no Emmy.
Enquanto muitos podem ficar intrigados com o sucesso interminável da RuPaul’s Drag Race no Emmys, a sequência de vitórias do reality show é uma representação precisa do progresso sem precedentes da competição de drag na última década. Desde a estreia da 9ª temporada em 2017, RuPaul’s Drag Race obteve audiências recordes, a maior das quais sendo 1,3 milhão de espectadores para a estreia da temporada 13 de 2021. A série foi reconhecida como um triunfo por mais de 1 milhão de espectadores e pelo Emmy pelo o que o diferencia – sua mensagem inspiradora de auto-aceitação. As drag queens talentosas que participam desta competição fazem desafios que abrangem todo o espectro de entretenimento, desde atuar, cantar, dançar e até dublar. À medida que as competidores enfrentam esses desafios atraentes, os espectadores podem assistir os artistas LGBTQ vencerem em uma escala nunca antes vista na TV. Isso o torna a série mais qualificada para reivindicar dezenas de Emmys.
A dominação de Drag Race no Emmy demonstra o impacto do reality show sobre a cultura dominante. Das históricas 6 vitórias de RuPaul no Emmy à base de fãs cada vez maior do programa, a competição de drag é um dos programas mais frutíferos da televisão. Embora o sucesso da RuPaul’s Drag Race seja incomparável, a série está apenas começando a dominar o Emmy.
Análise por ScreenRant.