Se você se diz fã de RuPaul’s Drag Race, guarde bem o nome deste episódio: Life, Liberty & the Pursuit of Style, o nono da terceira temporada, veiculada em 2011. É nele que se inicia uma tradição que virou marca registrada do programa. O Shantay, You Stay, mas concedido para duas drags em vez de uma.
Tudo nasce com o lip sync de Carmen Carrera e Yara Sofia ao som da versão espanhola de Mickey, feita por Toni Basil. Nas temporadas americanas isto só voltaria a acontecer na quinta edição e, posteriormente, nas seasons dez, 11, 12 e 13.
Com certeza esta cultura fora necessária para que o mesmo acontecesse com as franquias deste reality show de RuPaul, que já chegaram a sete países. Por ordem cronológica, são: Chile, Tailândia, Reino Unido, Canadá, Holanda, Austrália/Nova Zelândia e Espanha.
Neste sentido, falando de duplo Shantay, The Switch Drag Race: El Arte Del Transformismo, não conta, pois o formato de lip sync pela vida não existe nele. Em RuPaul’s Drag Race UK duas rainhas se livraram juntas de uma dublagem apenas na segunda temporada, enquanto que na primeira de Canada’s Drag Race isto não aconteceu, assim como em RuPaul’s Drag Race Down Under e Drag Race España também.
Sendo assim, quais foram os momentos nos quais o plot twist mudou de nome e passou a atender por “Sashay em Dupla” na história das edições estrangeiras da maior competição drag que se tem notícia nos últimos tempos? É o que você confere logo abaixo.
Drag Race Thailand
Season 1
Episódio 4, Drag Race Thailand Debut Season Award
Data de exibição: oito de março de 2018
Amadiva versus Natalia Pliacam
Música: Dhoom Dhoom, de Tata Young
Season 2
Episódio 9, Thai Musical
Data de exibição: oito de março de 2019
Angele Anang e Kana Warrior
Música: Dançarino, de Sukanya Nakpradit
RuPaul’s Drag Race UK
Season 2
Episódio 9, BeastEnders
Data de exibição: 11 de março de 2021
Ellie Diamond versus Tayce
Música: Last Thing on My Mind, de Steps
Drag Race Holland
Episódio 7, Máxima – The Rusical
Data de exibição: 30 de outubro de 2020
Ma’Ma Queen versus Miss Abby OMG
Música: Stronger (What Doesn’t Kill You), Kelly Clarkson