Em 2018, RuPaul’s Drag Race chegava à sua décima temporada regular e na quarta do spin-off All Stars. Esta década de drag é mais importante do que você pensa: foi quando a franquia americana voou 13.863 km rumo à Tailândia, segundo país do mundo a ter uma versão própria deste reality show, o primeiro foi o Chile com sua versão peculiar chamada The Switch Drag Race: El Arte Del Transformismo.
Apresentado pela estilista Art Arya em dupla com Pangina Heals, Drag Race Thailand estreou no dia 15 de fevereiro de 2018. Seu elenco reúne dez drags queens: a maioria nasceu em Bancoque, capital da Tailândia, porém, outras vieram de províncias pequenas como Phrae e também Nakhon Ratchasima, terceira maior cidade tailandesa, além de uma participante das Filipinas, a única não nascida na Tailândia
Neste tipo de competição, como é de conhecimento do público, a cada semana uma participante é eliminada até chegarmos à vencedora. Natalia Pliacam, big girl, vencedora de três desafios e competidora mais velha à época (tinha 37 anos), sagrou-se como a primeira drag superstar da Tailândia, no dia cinco de abril de 2018, quando foi transmitido o último episódio desta season.
Menos de um ano depois, já estamos em 11 de janeiro de 2019, com Drag Race Thailand na sua segunda temporada. A coroa nem esquentou na cabeça da primeira winner e já somos apresentados a 14 novas drags: desta leva, três delas vieram da China, Singapura e Hong Kong. O restante do elenco é predominantemente tailandês.
No decorrer de 13 episódios, entre desqualificações, eliminações duplas, comeback de eliminadas e muitos outros teas, Angele Anang, mulher trans, abocanhou o primeiro lugar após garantir, também, seus “míseros” seis wins. Sua performance na final, de cinco de abril de 2019, é épica para dizer o mínimo.
Desde então, já estamos há um ano e sete meses sem Drag Race Thailand. Se por um lado isto é bom para Angele, afinal, dizem que o sonho de toda rainha coroada é que a competição acabe para ela ser a rainha vigente para sempre, isto é ruim para nós, o público. A notícia mais atual que temos sobre este programa é que ele não será renovado para a terceira temporada.
Pensando em tudo isto e no fato de que Art Arya e Pangina nos presentearam com 24 drag queens para amar, fui atrás delas na galinha dos ovos de ouro das redes sociais, a moeda online, o lugar onde o conceito de comércio foi ressignificado: o Instagram.
Nesta rede social, Pangina Heals acumula 182 mil seguidores. Art Arya, sua colega de trabalho e irmã, é seguida por 96,1 mil pessoas. Ambas são verificadas. E suas pupilas? Quem é a drag mais seguida no Instagram de Drag Race Thailand? Alguma delas é verificada? Quem está no top três?
Todas estas perguntas serão respondidas logo abaixo, no ranking elaborado por mim. Lembre-se de uma coisa muito importante: a cultura do ódio não tem nada a ver com o mundo drag, com a comunidade LGBTQIA+ que todos merecemos e podemos ter.
Números de redes sociais são importantes para o engajamento e, por consequência, parcerias comercias e futuros patrocinadores, mesmo assim, eles não medem o talento de ninguém e nem devem servir de munição para o seu ódio. Contente-se em seguir, divulgar, apoiar e elevar as suas preferidas, tudo bem? Ótimo. Vamos ao ranking:
24° – @bandilicous. 1.142K. Não verificada
https://www.instagram.com/bandilicous/
23° – @mstrangerfox. 6.630K. Não verificada
https://www.instagram.com/mstrangerfox/
22° – @wishforgenie. 8.882K. Não verificada
https://www.instagram.com/wishforgenie/
21° – @maya_behalo. 9.163K. Não verificada
https://www.instagram.com/maya_behalo/
20° – @morriganxaster. 9.583K. Não verificada
https://www.instagram.com/morriganxaster/
19° – @_silver.sonic_. 9.654K. Não verificada
https://www.instagram.com/_silver.sonic_/
18° – @bunnism. 9.806K. Não verificada
https://www.instagram.com/bunnism/
17° – @katykiller_queen. 10.4K. Não verificada
https://www.instagram.com/katykiller_queen/
16° – @petchra_petchii. 11.3K. Não verificada
https://www.instagram.com/petchra_petchii/
15° – @meannieminaj. 11.5K. Não verificada
https://www.instagram.com/meannieminaj/
14° – @miss_srimala. 12.8K. Não verificada
https://www.instagram.com/miss_srimala/
13° @omadiva. 12.8K. Não verificada
https://www.instagram.com/omadiva/
12° – @missgimhuay. 12.9K. Não verificada
https://www.instagram.com/missgimhuay/
11° – @itsmochadiva. 13.2K. Não verificada
https://www.instagram.com/itsmochadiva/
10° – @jajathekeewn. 16K. Não verificada
https://www.instagram.com/jajathekween/
9° – @kanawarrior. 18.8K. Não verificada
https://www.instagram.com/kanawarrior/
8° – @vandamiss.joaquim. 20.5K. Não verificada
https://www.instagram.com/vandamiss.joaquim/
7° – @tormai_markaaa. 21.3K. Não verificada
https://www.instagram.com/tormai_markaaa/
6° – @natalia_nu1rich. 25.6K. Não verificada
https://www.instagram.com/natalia_nu1rich/
5° – biggie_ano. B Ella. 30K. Não verificada
https://www.instagram.com/biggie_ano/
4° – @anne_maywong. 30.2K. Não verificada
https://www.instagram.com/annee_maywong/
3° – @kandyzyanide. 34.6K. Verificada
https://www.instagram.com/kandyzyanide/
2° – @dearisdoll. 37.7K. Não verificada
https://www.instagram.com/dearisdoll/
1° – @angeleanang. 38.2K. Verificada
https://www.instagram.com/angeleanang/
Para ler outras notícias sobre Drag Race Tailândia clique aqui.