A vencedora da 4ª temporada do Canada’s Drag Race, Venus, compartilhou um vídeo não apenas esclarecendo que tirou conclusões erradas sobre um incidente que vivenciou no fim de semana (leia aqui), mas também pedindo desculpas formalmente aos seus fãs e ao povo do México.
No início desta semana, na terça-feira (22 de abril), Venus esclareceu a situação em uma postagem nas redes sociais, explicando que, na verdade, não houve nenhum conflito com a polícia local em Puerto Vallarta. Dois dias depois, na quinta-feira (24 de abril), ela compartilhou um vídeo pedindo desculpas pelo mal-entendido.
“Oi, pessoal. Eu devo um pedido de desculpas a vocês”, Venus começou. “Esse pedido de desculpas vai diretamente para a comunidade aqui em Puerto Vallarta, para qualquer pessoa no México, meus seguidores mexicanos, para os policiais com quem lidei. E além disso, eu realmente fodi tudo”.
A estrela do Canada’s Drag Race continuou: “Eu fiz acusações e suposições terríveis sobre o que aconteceu naquela noite — só porque eu apaguei [de bebida], o que foi algo que eu mesma causei. [Mas] isso não justifica meu comportamento de reforçar estereótipos de que este é um lugar perigoso e criar uma narrativa sem saber o que realmente aconteceu. Isso foi tolice e extremamente ignorante da minha parte. Sinto muito por isso e por qualquer dano que eu tenha causado. Estou ciente desse dano.”
“Fui criticada e chamada para conversar”, Venus prosseguiu. “Pude ter diálogos com outras drag queens mexicanas e pessoas locais daqui, e eu realmente peço desculpas. Estou ouvindo. Estou aprendendo. Eu sou o tipo de pessoa que aprende com os meus erros; posso garantir isso.”
Ela explicou: “Como uma pessoa indígena, eu deveria saber melhor. Eu deveria conhecer o dano que essas suposições causam a outros povos indígenas no mundo, porque sei o que isso faz à minha própria comunidade. O México, e Puerto Vallarta, é um lugar extremamente lindo.”
“Se você nunca veio aqui — pode perguntar a qualquer um que já veio, e eles vão dizer o mesmo — as pessoas aqui são tão gentis, vibrantes e apaixonadas”, disse Venus. “Sou extremamente privilegiada por poder vivenciar este lugar e sua cultura. Lamento muito pelas minhas ações, por tirar conclusões precipitadas, por ter sido uma idiota.”
A vencedora da 4ª temporada do Canada’s Drag Race concluiu:
“Claro, vocês não precisam aceitar minhas desculpas, mas isso vem de um lugar muito sincero e real. Só posso prometer melhorar daqui para frente. Obrigada por ouvirem. Estou mandando amor a todos. Além disso, se quiserem continuar essa conversa, estou disposta, porque estou ouvindo, aprendendo e receptiva. Meu coração está com vocês.”
O vídeo de desculpas de Venus recebeu vários comentários de peso de outras RuGirls:
Aurora Matrix — vice-campeã da 4ª temporada, vencida por Venus — comentou com alguns emojis de coração. Kerri Colby escreveu: “Meu Deus, Venus, espero que você esteja bem. Te amo.”
Jaylene Tyme respondeu: “Assumir responsabilidade é um ato corajoso de verdade e vulnerabilidade. Fico feliz que você esteja segura. Te amo e tenho orgulho de te chamar de família.”
Kween Kong acrescentou: “Tão orgulhosa de você por ser corajosa o suficiente para assumir a responsabilidade, querida. Somos todos humanos, cometemos erros e fizemos coisas de que não nos orgulhamos. Proteja sua paz e se cerque de amor verdadeiro. Estou aqui se precisar de um ombro. Te amo.”