Mais conhecido por aparecer como um concorrente no Project Runway, da emissora estadunidense Bravo, em 2005 e depois como um dos jurados regulares de RuPaul’s Drag Race das temporadas 1 a 6 (com uma participação especial na temporada 7), Santino Rice praticamente desapareceu da vida midiática desde 2015.
De vez em quando, porém, Rice aparece para fazer uma ou duas declarações controversas — e sua última não foi bem aceita por competidoras de Drag Race.
Na rede X/Twitter ele postou o seguinte:
I would love to see an intelligent and capable woman President some day, Kamala Harris is not her.
There’s only one obvious candidate to rebuild America and stabilize the rest of the world and that is President Donald J. Trump.
— Santino Rice (@SANTINORICE) October 13, 2024
“Eu adoraria ver uma mulher presidente inteligente e capaz algum dia, Kamala Harris não é ela”.
“Há apenas um candidato óbvio para reconstruir a América e estabilizar o resto do mundo e esse é o presidente Donald J. Trump”.
Por conta disso, várias rainhas criticaram a declaração de Rice citando-a:
Lawrence postou: “Sashay away”.
Sashay away. https://t.co/8M2vw7gRV3
— Lawrence Chaney (@ShadyLawrence) October 14, 2024
The Vivienne o respondeu: “Você é realmente desequilibrado”
You’re really unhinged
— TheVivienne (@THEVIVIENNEUK) October 13, 2024
O perfil de Santino no X contém várias postagens em apoio a Trump e criticando Harris, incluindo uma que afirmava que chamar Harris de “r*tardada” é “ofensivo aos r*tardos”. Ele também compartilhou várias imagens geradas por IA de Kamala Harris segurando uma arma na boca.
O apoio de Rice a Trump não é sua única opinião controversa, no entanto. Ele é conhecido por tuitar propaganda negacionista de vacinas e, em 2020, tuitou e apagou uma declaração anti-vacina da COVID.
Depois que Donald Trump fez comentários sugerindo que desinfetantes como Lysol ou Clorox poderiam curar a COVID-19, Rice embarcou, acrescentando que não havia “nenhuma diferença entre injetar desinfetante ou injetar uma vacina aleatória”. Após o tuíte inicial, Rice emitiu vários outros tuítes dobrando a aposta, enquanto acusava seus seguidores de atacá-lo em vez de “tentar educar [a si mesmos] sobre por que eles acham que injetar produtos químicos aleatórios no corpo é uma coisa boa”. Mais tarde, ele apagou as postagens e disse que sua conta havia sido hackeada.
As opiniões de Rice certamente o tornam um caso atípico de uma pessoa LGBT apoiando seu algoz.
A campanha de Trump incluiu vários ataques à comunidade LGBTQ+, incluindo a alegação infundada de que a candidata democrata Kamala Harris estava “conduzindo operações transgênero em estrangeiros ilegais” na prisão.
Uma facção de extrema direita do partido republicano também tem um manifesto proposto chamado Project 2025, que afirma que um dos maiores problemas que os EUA enfrentam hoje é a “normalização tóxica do transgenerismo com drag queens e pornografia invadindo bibliotecas escolares”.
O Project 2025, publicado pela instituição ultra-direitista Heritage Foundation, promete eliminar as políticas antidiscriminação, tornando mais fácil mirar e discriminar pessoas LGBTQ+.
Como RuPaul disse durante um episódio inicial do Global All Stars, “Onde está Santino Rice agora?”
Leia mais notícias de Global All Stars 1 aqui.