O canal RTBF que exibe Drag Race Bélgica, recentemente, transmitiu um péssimo musical transfóbico. A “obra” deveria ser uma paródia de uma música francesa chamada “3SEX” de autoria da banda Redcar. É importante pontuar que Redcar é um homem trans.
O canal decidiu mudar a letra da música para uma “piada” (palavras deles) sobre gênero. A piada é basicamente “Eu me identifico como um helicóptero de combate” ou qualquer outra coisa tosca digna de “comediantes” conservadores.
Para piorar a situação, Marianne James, uma mulher cis que costumava ser uma drag queen, e que foi jurada convidada na primeira temporada de Drag Race France, está presente e vibrando muito na suposta sátira.
Participantes da 1ª e 2ª temporadas de Drag Race Bélgica denunciaram o canal, que se recusou a remover o vídeo de suas redes sociais ou a se desculpar, e até mesmo dobraram a aposta dizendo que isso era humor, paródia e que era sua liberdade de expressão em mostrar isso.
Como resultado, Alvilda (vencedora da segunda temporada) disse que estava pronta para devolver o título se essa for a postura do canal em relação às questões LGBTQIA+. Drag Couenne (vencedora da 1ª temporada) concordou e disse que faria o mesmo.
A problemática paródia pode ser vista aqui.