Após 48 horas consecutivas de apresentações drag ininterruptas, um Drag-A-Thon em Portland estabeleceu o recorde mundial do Guinness para o mais longo show de artista drag.
O evento começou em 10 de julho no lendário Darcelle XV Showplace da cidade antes de terminar dois dias depois.
“Hoje, em Portland, Oregon, EUA, você teve um momento de 48 horas, 11 minutos e 30 segundos. Um novo recorde mundial do Guinness”, disse Michael Empric, juiz do Guinness World Records.
O recorde anterior foi estabelecido há seis anos em Melbourne, na Austrália, com 36 horas, 36 minutos e 40 segundos.
A equipe por trás do Drag-A-Thon conseguiu arrecadar 285 mil dólares (mais de um milhão de reais) para os serviços de emergência do The Trevor Project para jovens LGBTQ+.
“Este evento foi um testemunho histórico do poder da auto-expressão”.
Mais de 120 artistas drag se apresentaram no evento, com mais de 600 músicas e 700 mudanças de set ocorrendo ao longo das 48 horas.
As estrelas de RuPaul’s Drag Race Peppermint, Eureka O’Hara e Lala Ri estavam entre as participantes.
“Este evento foi um testemunho histórico do poder da autoexpressão”, disse Emma McIlroy, produtora que trabalha no evento, que também é fundadora e CEO da Wildfang, a produtora que colocou o Drag-A-Thon em cartaz. .
“Produzi muitos shows ao longo da minha carreira, mas nada como Drag-A-Thon. Estamos impressionados com o apoio da comunidade de Portland – não há outra cidade no mundo onde poderíamos ter feito isso”.
As organizadores originalmente decidiram tentar quebrar o recorde mundial quando os legisladores republicanos começaram a atacar a arte drag nos Estados Unidos.
Em março, o Tennessee se tornou o primeiro estado a criminalizar apresentações de drags quando seu governador, Bill Lee, assinou uma legislação proibindo sua ocorrência em propriedade pública, bem como em locais onde menores de 18 anos poderiam estar presentes.
“Drag não vai a lugar nenhum”
Tal legislação vai além do Tennessee, com a Human Rights Campaign lutando ativamente contra mais de 40 projetos de lei anti-drag em todo o país – muitos dos quais descrevem vagamente shows de drag como “performances de cabaré para adultos”.
O congressista do Oregon, Earl Blumenauer, elogiou as organizadoras pelo sucesso do Drag-A-Thon.
“Parabéns ao Darcelle XV Showplace e a todas as drag queens que participaram para quebrar o recorde mundial de performance drag contínua mais longa. É justo que o lendário Darcelle XV Showplace traga para casa esse reconhecimento histórico”, disse ele.
“Apesar das tentativas odiosas de restringir ou mesmo proibir as apresentações de drag em todo o país, em Portland a arte drag não vai a lugar nenhum. Estamos orgulhosos de celebrar esta arte performática incrível e toda a comunidade LGBTQ+ hoje e todos os dias. Parabéns a todos!”
Via Gay Times.