Foi ao ar mais um episódio de RuPaul’s Drag Race All Stars 8! Leia a seguir a resenha. Contém spoilers daqui em diante.
Eu não acho que esta temporada esteja funcionando. Nesta altura de RuPaul’s Drag Race All Stars 8, está começando a parecer que estamos em um loop. Três dos cinco episódios agora apresentam vitórias de Jimbo, seguidas por uma dublagem medíocre que faz sua “supremacia” parecer anticlimática. Não é a primeira vez que vemos esse tipo de histórico em uma temporada All Stars, mas, no All Stars 3, quando Dela venceu cinco dos seis primeiros desafios, o fato de haver duas vencedoras a cada semana deu a temporada um pouco mais de dinamismo. Agora, especialmente com a saída de Heidi da competição, Jimbo enfrenta um grupo de competidoras que simplesmente não estão em seu nível de criatividade ou desenvolvimento da persona drag. Se ela acabar sendo eliminada em algum momento devido ao seu domínio da corrida, ficaremos com a mesma sensação de UK vs The World: um grupo de rainhas que não está pronta para levar a coroa lutando pelo que é essencialmente o segundo lugar.
Além disso, o drama em torno de Heidi não pareceu suculento durante toda a temporada, então, quando atinge seu pico com sua desistência neste episódio, tudo apenas parece triste. Não há como saber exatamente quais problemas a levaram a desistir (a recente morte de um membro da família, sua falta de conexão com os jurados nesta temporada e o drama ao seu redor parecem fatores contribuintes), mas ver uma luz alegre de um rainha como Heidi sair dessa maneira não é divertido. É apenas triste. Compare isso com a autoeliminação de BenDela no All Stars 3, que foi um grande drama: uma rainha que sabia exatamente como jogar usando as ferramentas do reality show para ir contra o formato competitivo. Isso não provoca a mesma catarse. Quando Jimbo diz que viu Heidi no final com ela, eu concordei. Elas foram, apesar da falta de vitórias de Heidi até agora, as competidoras mais fortes. O fato de ela ter ido embora deixa a temporada com um buraco que não tenho certeza se as outras garotas têm a capacidade de preencher. No geral, esse episódio deixou um sentimento sombrio em mim muito depois de terminar. Precisamos de um pouco de vida nesta temporada, e Jimbo não pode fazer todo o trabalho sozinha.
O episódio começa de forma bastante descontráida, com as rainhas criticando Heidi sobre seu look de burro do episódio passado (o que eu achei encantador, desculpe), e ela se oferecendo para deixá-las prender o rabo nela. Vale a pena notar o quanto ela e Jimbo (junto com Kandy e Lala) dominaram as partes brincalhonas dos episódios. Elas sabem como fazer isso. Sem surpresa, dado seu histórico, todas, exceto Darienne, votaram em Darienne.
Ru então anuncia que é hora do “Snatch Game of Love”, que se tornou o formato padrão para o Snatch Game nas temporadas do All Stars (com exceção do All Stars 7, já que todos os vencedores tiveram que fazer dois Snatch Games normais, o que foi emocionante). Uma coisa que aprecio neste formato, mesmo que sinta falta do típico modo Snatch Game, é que a falta de um painel físico na frente das rainhas permite mais oportunidades para comédia física, que ocasionalmente é usada com grande efeito (pense em Naomi Smalls desmaiando como Wendy Williams ou a rainha vencedora desta semana). Os convidados são os co-apresentadores do Las Culturistas, Bowen Yang e Matt Rogers. Ambos são muito fofos e muito brincalhões.
Desde o minuto em que Jimbo anunciou que interpretaria Shirley Temple, tive certeza de sua vitória. É uma escolha perfeita. Heidi fazendo Barba Negra não me convenceu tanto, mas geralmente tenho aversão a rainhas fazendo personagens históricos cujas vozes não conhecemos – me dê uma interpretação de alguém que já ouvi antes! No desenrolar fiquei muito curioso sobre como Jessica Wild iria se sair, tendo tecnicamente feito o Snatch Game antes, mas no primeiro Snatch Game da história, no qual as rainhas não tinham ideia do que estavam fazendo. Não sou fã de rainhas fazendo outras rainhas para o Snatch Game, mas Kahanna já provou ser um pouco… deficiente nas áreas cômicas da competição, então estou tranquilo com a escolha de fazer sua mãe Coco Montrese se isso significar que para ela é mais confortável. Jaymes fazendo Jennifer Coolidge é ok, afinal todo homem gay nos Estados Unidos tem uma impressão passável de Jennifer Coolidge. Alexis entra no desafio bastante confiante, já que ela venceu o Snatch Game da nona temporada com sua Liza, e sua escolha de fazer Bea Arthur me empolgou, visto que tivemos vários fracassos com garotas tentando fazer imitações de Golden Girls.
Então chegamos aos Snatch Games reais. O primeiro apresenta Heidi como Barba Negra, Jessica como Iris Chacón, Kahanna como Coco Montrese e Jaymes como Jennifer Coolidge. Isto não é bom. A melhor da equipe é Jaymes, que se sai bem, mas acho que a simplicidade dessa escolha se torna um pouco irrelevante pelos fracassos das garotas ao seu redor. Ela faz um bom trabalho? Sim. A barra é tão alta? Não. Kahanna falha no minuto em que ela realmente tem que improvisar, e Heidi tenta capitalizar isso com algumas piadas sobre o quão mal Kahanna está indo. Kahanna fica ofendida com isso, mas parece um comportamento típico do Snatch Game para mim. Eu só queria que as piadas de Heidi às custas de Kahanna fossem mais engraçadas. A performance de Heidi em geral é um argumento contra fazer esse tipo de personagem: ela não tem muito com o que trabalhar além de “pirata com perna de pau”, enquanto Jaymes tem uma série de referências à sua disposição. Gosto demais de Jessica para gastar muito tempo com sua impressão de Iris Chacón, mas direi que espero que ela eventualmente tenha uma personagem em seu arsenal que seja mais do que “barulhenta e safada”. É engraçada, mas é limitada.
O primeiro grupo me deixou extremamente preocupado, mas o segundo grupo se sai muito melhor. A Bea Arthur de Alexis parece perfeitamente calibrada para encantar Ru, com referências a George Peppard que podem se perder no público mais jovem do programa e um rosto azedo confiável. Kandy e Lala escolheram personalidades de reality shows, com a primeira fazendo Renee Graziano de Mob Wives e a última fazendo Sukihana de Love & Hip-Hop: Miami. Ambas são aceitáveis, e ambas as rainhas sempre têm uma piada quando Ru prepara uma para elas. Acho que é improvável que as personalidades dos reality shows ganhem o Snatch Game porque tendem a estar prontas para esse desafio, mas, depois do primeiro grupo, ainda considero isso uma vitória para ambas as rainhas.
Agora eu sou Team Jimbo, voltei a amar a lenda depois desse Snatch Game, ela me ganhou com o sapateado zoado q fez. Me lembrou a Jimbo icônica da S1 do Canadá, sem noção e hilária. Foda é aguentar o fandom dela, mas aí eu ignoro #AllStars8 pic.twitter.com/8HLyhbTSFS
— draglicious.com.br (@dragliciouz) June 2, 2023
Mas a verdadeira estrela da semana, a única rainha que fez um Snatch que eu colocaria no Hall da Fama, é Jimbo como Shirley Temple. A voz é insana, a maquiagem é maluca e as piadas vêm rapidamente. Quando ela começou a sapatear, comecei a rir tanto que tive que pausar o episódio. Verdadeiramente um incrível, incrível momento do Snatch Game. Não gosto da ideia de que Jimbo simplesmente arrasará com todas as outras rainhas até o fim, mas se todas as apresentações dela forem tão empolgantes quanto essa, não posso ficar tão incomodado.
Então chegamos ao drama do episódio. Kahanna menciona que se sentiu mal sobre como Heidi a tratou no Snatch Game, pelo qual Heidi se desculpa, e então Kandy intervém, dizendo que Heidi disse a Jimbo que Kandy disse que ela estava querendo derrubar Jimbo. É um grande jogo de ela-disse-ela-disse, e não é particularmente emocionante, já que nada disso aconteceu na frente das câmeras. Heidi se volta para Alexis para confirmar o que Kandy disse, e Alexis tropeça em suas palavras de uma forma que acaba me dando a impressão de que Heidi está dizendo a verdade, mas não há como saber. Então Heidi, sem cerimônia, sai da competição. É uma pena ver uma das competidoras mais carismáticas que o show já teve sair dessa forma, e isso prejudica o resto da temporada.
Na passarela, a categoria é um clássico momento “Mostre-nos o seu melhor Ruveal”. Jessica percorre três looks, e seus dois primeiros são bem ruins, mas seu número final com tema de ovo frito é muito fofo. Kahanna sai vestindo muito pouca roupa, o que nos obriga a perguntar: “Como ela pode fazer uma revelação?” E acontece que a resposta é que ela simplesmente vai acabar nua. Gostosa! Jaymes transforma um Muppet em um vestido em um macacão em um maiô, todos muito mal ajustados. Michelle observa que está se tornando um pouco “mais do mesmo” com Jaymes, e tenho que concordar. Kandy começa como dona de casa, se revela em um vestido e depois se revela em um macacão, nenhum dos quais tem nada a ver um com o outro. Meh! Lala, porém, tem a pior passarela da semana, visto que seu primeiro look nada mais é do que uma capa sem vida e o segundo é um body bem típico. Mais uma vez, Jimbo pisa nas outras garotas. Ela faz um visual inspirado em Adão e Eva, no qual seu próprio rosto de menino é esculpido nas costas e, em seguida, ela se vira para se revelar como Eva. É pura criatividade. Alexis mostra uma versão atualizada da fantasia-de-revelação que ela ganhou a competição So You Think You Can Drag de Nova York em 2014 (confira aqui). Eu já tinha visto isso antes, então não necessariamente me chocou, mas é realmente bom drag e tudo o mais impressionante por não ter sobrado peças no palco.
E a categoria é RUVEAL YOURSELF!!! Quem merece TOOT e BOOT??? #AllStars8pic.twitter.com/CyIInjGR5J
— draglicious.com.br (@dragliciouz) June 3, 2023
Jimbo vence com razão seu terceiro desafio e dubla com Jasmine Kennedie (da 14ª temporada) a música “Hallucinate” de Dua Lipa. Foi bom ver Jasmine, nova maquiagem e tudo, mas quando Jimbo quase desliza meros segundos iniciais da música, isso arruina qualquer aposta que essa dublagem poderia ter tido, e elas já não eram tão altas. Esta rainha não consegue dublar. Não que isso importe, porque Jessica e Kahanna podem ficar devido à saída de Heidi. Se eu fosse o produtor, poderia ter usado esta oportunidade para me livrar de Kahanna, se foi ela quem as rainhas votaram. Ela é uma rainha feroz, mas não está indo bem nesses desafios de comédia, e não acho que ela tenha tempo para aprender, já que está em um grupo cheio de garotas que consideram a comédia sua maior força.
DESAQUENDANDO AS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Heidi deixa uma mensagem, Kandy está preocupada que as garotas pensem que ela está querendo derrubar Jimbo, Matt e Bowen entram, Jasmine se prepara para dublar, Kahanna se prepara para ir para casa, já que não há como ela ficar contra Jessica. Muita coisa rolando ao mesmo tempo, um clássico Untucked.
Por mais que eu não tenha gostado de ver Heidi sair, gostei do nível de histrionismo que Alexis se dedicou a isso. Continue dramática, rainha.
Eu ri tanto desse surto da Alexis Michelle depois que Heidi deistiu do #AllStars8, achei que a rainha ia puxar um louvor ou oração depois dessa mensagem ensaiada kkkkkpic.twitter.com/szN3VjynnP
— draglicious.com.br (@dragliciouz) June 3, 2023
Agora eu sou #TeamJimbo, voltei a amar a lenda depois desse Snatch Game, ela me ganhou com o sapateado zoado que fez. Me lembrou a Jimbo icônica de Canada’s Drag Race 1 que eu amei à primeira vista, uma drag sem noção e hilária. Chato é aguentar o fandom insuportável dela, mas aí eu ignoro.
Previsão de top 4: Jimbo é um fato, obviamente. Jessica ainda parece uma boa opção, mesmo que ela tenha tido uma semana de risco. Kandy ficou em segundo plano durante toda a temporada, então acho que vou deixá-la de fora por enquanto. Então tenho que escolher entre… Kahanna, Jaymes, Lala e Alexis? Pelo processo de eliminação, acho que provavelmente é Alexis e Jaymes, mas estou muito inseguro. Esperando ver alguém se destacar na temporada em breve.
Acho Snatch Game muito superestimado, mas Jimbo fez ele merecer 4 coroas!!