Foi ao ar mais um episódio de RuPaul’s Drag Race 15! Leia a seguir a resenha. Contém spoilers daqui em diante.
Após a eliminação de Marcia, Anetra estava orgulhosa por ter mostrado mais uma vez o quão forte ela é, mas tinha como objetivo ganhar uma segunda vitória no maxi-challenge. A essa altura, Salina EsTitties estava preocupada por ser a única rainha sem uma vitória de desafio principal em seu nome, mas ela sabia que o foco deveria estar em avançar para a próxima semana, com ou sem vitória.
Na manhã seguinte, Ru juntou-se às rainhas na sala de trabalhos para apresentar os detalhes do desafio da semana. Situado nos anos 80 em uma pequena cidade fictícia onde arte drag foi proibido, Wigloose seria o novo musical em que as rainhas se apresentariam para mostrar seus talentos de canto, dança e atuação.
Em vez de atribuir funções às rainhas, Ru deu-lhes autoridade para escolher entre si. Imediatamente, a Mistress Isabelle Brooks pediu para interpretar a Preacher Teacher e ninguém contestou, então ela conseguiu o papel. Todos concordaram que Anetra poderia interpretar Mama Bacon e Sasha Colby poderia interpretar Carl. Tanto Loosey quanto Luxx queriam o papel principal de Heaven Bacon, deixando Salina confortável com sua primeira escolha de Christian.
Loosey e Luxx iam e vinham insistindo que eram mais adequados para o papel de Heaven, mas Mistress interveio para mediar. Enquanto Loosey dizia que ela se conectava mais com Heaven, Mistress e Luxx queriam apenas que Loosey admitisse que queria o papel principal pois, realisticamente, ela era mais parecida com o papel de Tuck. Loosey se ofendeu com a acusação de que ela estava mentindo sobre seus motivos para querer Heaven, então, quando Loosey explodiu, Luxx decidiu que concederia-o a Loosey. A partir daí, Luxx perguntou a Salina se ela poderia fazer Christian e se Salina faria Tuck e elas concordaram.
Sempre que tem desafio em grupo e papéis são distribuídos as drags brigam por um papel específico. SEMPRE kkkkkk #dragrace pic.twitter.com/SgUsR9XlmV
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Para se preparar ainda mais para suas apresentações, Ru voltou à sala de trabalhos mais tarde para verificar cada uma das rainhas. Ru ficou surpresa ao saber que Sasha se ofereceu para o papel de Carl, mas gostou que ela estivesse disposta a assumir o papel inesperado e mostrar um lado diferente de suas habilidades. Enquanto isso acontecia, Loosey estava entrando em contato com Salina, desculpando-se por sua explosão anterior e Salina lhe deu o ombro para desabafar. Salina apontou que as outras garotas estão apenas tentando fazê-la surtar, na sequência Loosey chorou e contou como foi crescer e sofrer bullying na escola.
Anetra disse a Ru que se identifica com o papel de Mama Bacon por causa da ternura que tem sobre como arte drag salvou sua vida. Anetra falou sobre como foi uma mudança de vida para ela participar de seu primeiro DragCon e finalmente se sentir cercada por uma comunidade de apoio. Salina também tentou articular sua conexão com o personagem de Tuck, mas Ru percebeu a ansiedade girando em Salina e pediu que ela respirasse e acreditasse em seu poder que a levou ao top 6.
Anetra: “Drag foi meu tudo quando eu não tinha nada”, já temos aqui a narrativa da campeã do desafio de hoje? Hum…. #DragRace pic.twitter.com/t7bHrvGezu
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Na sequência, as rainhas foram ao palco principal para aprender coreografias com Miguel Sarate. Ele disse a elas que está procurando energia, personalidade e sua capacidade de vender seu personagem e também o rusical, mesmo que não sejam dançarinas treinadas. Loosey estava empolgada com o desafio como uma oportunidade de mostrar às outras garotas seus talentos no palco, mas quando ela estava aprendendo sua coreografia, a impressão era de que ela era muito “estudada” e não se movia com fluidez.
Sasha sobre Loosey “ela não está servindo anos 80, ela está apenas sendo branca” os shades da lenda são sensacionais kkkkkk #DragRace pic.twitter.com/QjkQEKCNca
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Quem já mostrou suas habilidades no palco é Anetra, mas Miguel se preocupou com a lentidão com que os movimentos eram absorvidos por ela. Mistress disse que odeia coreografia e isso se mostrou em seu aprendizado lento no palco, insistindo que trabalharia nela durante a noite, apesar de sua hesitação durante o ensaio.
Enquanto as meninas se preparavam para o show, elas discutiram a situação atual com os protestos e as leis contra artistas drag que compartilham sua forma de arte em bares, boates e eventos familiares. Elas explicaram que os ataques são difíceis porque, por um lado, elas querem sair e se orgulhar de suas vidas, mas por uma questão de segurança, elas sabem que às vezes minimizam sua identidade em determinados ambientes.
“Pessoas queer resistindo no mundo e mostrando resiliência… essa será a força motriz da mudança”. Conversa essencial das rainhas a cerca do crescente movimento anti-drag nos EUA, que não passa de cortina de fumaça para problemas reais #DragRace
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Sasha argumentou muito bem que as pessoas se dizem ameaçadas por drag queens lendo livros para crianças, mas na realidade, é a comunidade heterosexual que impõe uma agenda de sexualidade e identidade de gênero para crianças, o que seria a técnica de uma mentalidade heteronormativa que pergunta às crianças em tenra idade se elas já tem namorados ou namoradas ou vestem meninos com camisas com dizeres do tipo “Garanhão”.
No palco principal, as rainhas se apresentaram na estreia mundial de “Wigloose”.
A Sasha como Carl mkkkkk #DragRace pic.twitter.com/gzkPbYsX74
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
O show começou com um solo de Mistress como a professora conservadora e temente a Deus, seguido por um dueto de Luxx e Salina como as crianças queer “enrustidas’ da sala de aula que acolhem secretamente o personagem de Loosey.
Heaven em seu solo contra a professora que odeia drags #DragRace pic.twitter.com/S5ZPwLxgQe
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Esta depois disso fez seu ato solo, que mudou para um ball drag na sequência, em que a personagem de Anetra cantou uma balada sobre o importante valor da arte drag.
A categoria é Drag Ball Extravaganza #DragRace
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
O velho personagem de Sasha, Carl, apareceu como drag na show do ato de encerramento como o passo final para lembrar a personagem de Mistress de que ela também adorava ser drag queen.
Hora do ato final: Everybody’s goin’ Wigloose! #DragRace
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Na passarela, as rainhas desfilaram na categoria “Everybody Say Glove”. Loosey estava com um maiô estilo anos 50 inspirado em uma criatura marinha com globos de teia, Anetra foi com um look rave que tinha luvas de couro azuis com luzes nas palmas, Mistress impressionou em um glamouroso vestido amarelo com luvas de braço inteiro pingando joias, Luxx vestida como uma adolescente emo cujas luvas eram na verdade dois braços quebrados engessados, Salina usava um macacão vermelho e roxo com mãos vermelhas enormes, e Sasha criou uma roupa padrão feita inteiramente de luvas de beisebol de couro envelhecido.
A categoria é Everybody Say Glove 🧤🥊 quem merece toot ou boot??? #DragRace
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Em suas críticas, os jurados concordaram que todas as seis rainhas se destacaram no rusical. Orville amou Loosey e Michelle achava que o trabalho que a rainha fazia era “muito profissional” e chamou seu look de passarela de “fofo”. Ross disse a Anetra que ela não teve o papel principal na história, mas ela pegou um momento e seguiu em frente, criando uma abordagem verdadeiramente emocional. Os jurados também gostaram do estilo de Mistress no rusical, mas foi seu elegante visual de passarela que mais os impressionaram. Orville disse a Luxx que ela tinha o melhor conceito de passarela e Ross disse que ela também aproveitou ao máximo um papel pequeno ao se conectar com o personagem de forma tão autêntica. Michelle apreciou que Salina foi capaz de assumir um papel no rusical que era tão diferente dela, mas Ross criticou sua roupa de passarela por causa do macacão que distraía bastante das luvas. Com Sasha, os jurados ecoaram o sentimento de Ru anteriormente de que foi uma jogada inteligente dela assumir o papel menos esperado porque os riscos que ela está assumindo estão valendo a pena.
Antes das deliberações dos jurados, Ru queria saber de cada uma das rainhas quem elas acreditavam que deveria ir para casa esta semana. Loosey e Anetra jogaram Salina debaixo do ônibus, baseando suas opiniões no histórico. Salina não gostou de ouvir isso, principalmente de Loosey, que ela apoiou no início do episódio. Mistress nomeou Sasha como sua maior competição e disse que ela deveria ir para casa. Luxx elogiou todas as rainhas individualmente, mas depois disse que Loosey oferece a perspectiva menos original em sua drag e é por isso que ela a mandaria para casa. Salina respondeu a Loosey, dizendo que ela não oferece nada de novo. Sasha seguiu o caminho de Mistress, dizendo que Luxx e Loosey são suas maiores concorrentes, então elas deveriam ir para casa.
Mama Ru fez a famigerada pergunta: “quem deveria ser eliminada hoje a noite?” E Luxx foi quem mais macetou na resposta, elogiou todas as sisters, mas disse que Loosey é uma drag genérica, então merecia vazar. Chocada, mas amei kkkkkk #DragRace
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Ao tomar suas decisões para a semana, Ru deu safe para Mistress, Luxx e Sasha. Das três restantes, Anetra foi declarada a vencedora do rusical, deixando Loosey e Salina no bottom 2. Durante a dublagem de “Running Up That Hill” de Kate Bush, ambas as rainhas enfatizaram o drama da música e usaram seus looks enluvados para duas apresentações focadas na coreografia de braços. Do fundo do palco, você podia ouvir Mistress torcendo por Salina, dizendo “Vamos, Salina, acaba com ela”. Nenhuma das rainhas serviu muito para diferenciar sua interpretação da música uma da outra, mas sendo a quarta vez de Salina no bottom, foi justo para Ru dar sashay away nela e shantay para Loosey.
DESAQUENDANDO AS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Isso fez com que o clima no Untucked ficasse “gostosinho”, pura tensão no ar, com Loosey e Salina querendo cair no pescoço de todas. Que saudades disso, me lembrando as primeiras temporadas de Drag Race em que as drags não tinham filtro e faltavam cair na porra, beijos Shangela e Mimi.
Se Luxx fosse branca ela teria a maior torcida dessa S15, vamos ser sinceras…
Eu amei esse Rusical, e veio num momento crucial em que a arte drag segue sob constante ameaça de criminalização nos EUA, leia sobre aqui.
Mama Ru belíssima de rosa e laranja 🧡💖 #DragRace pic.twitter.com/Wsjy2Efdsz
— draglicious.com.br (@dragliciouz) March 18, 2023
Este episódio merece 5 coroas, um dos melhores musicais do show.
Via GoldDerby. Para ler mais notícias de RPDR 15 clique aqui.