Muito tem se especulado a cerca da razão de Delta Work ter sido demitida de RuPaul’s Drag Race, já que a rainha era responsável por fazer o cabelo de RuPaul e até venceu um Emmy por isso. Pois bem vamos ao fatos que consegui coletar graças ao Reddit e aos meus seguidores nas redes.
Delta Work não foi foi apenas demitida, a legislação trabalhista na Califórnia, que afeta diretamente a produção de Drag Race que é gravada por lá, mudou. Nas novas regras para se trabalhar nos bastidores do show, a equipe de profissionais precisava estar devidamente registrada com o sindicato da categoria. Para fazer parte do sindicato era preciso pagá-lo e Delta decidiu não fazê-lo, sendo assim a produção foi obrigada a dispensá-la para poder continuar funcionando dentro da lei.
Isso é algo comum para quem trabalha com as grandes produções de entretenimento nos EUA, se você não faz parte de um sindicato, dificilmente terá oportunidades de trabalho no setor. E o sindicato lá funciona como o daqui, embora os associados achem as taxas abusivas, o sindicato é responsável pelo trabalhador ter reajustes salariais, férias regulares, plano de saúde e por aí vai.
QUANDO COMEÇOU O DILEMA
Delta foi convidada para cuidar do cabelo de RuPaul na já cancelada série AJ and The Queen, contudo Delta na época recusou pois ali ela já precisava fazer parte do sindicato para trabalhar nos bastidores da série.
Após as gravações da série a produção iria iniciar as filmagens de uma nova temporada de Drag Race. Delta achou que seria recebida normalmente, mas então ela foi barrada, pois a produção do show já estava seguindo as novas normas e todos profissionais precisariam estar sindicalizados para continuar trabalhando com eles. E foi aí que Delta acabou sendo dispensada, pois se recusou a pagar as taxas do sindicato.
Outra versão dessa mesma história atesta que Delta deixou sua licença de cosmetologia expirar antes mesmo de ser contratada pelo show, dessa forma ela ficou ilegível para sequer fazer parte do sindicato. Essa licença de cosmetologia é importante, pois o profissional, mesmo atuando com perucas, em muitos casos vai trabalhar com cabelo real e por isso vai se responsabilizar para não fazer “merda” com o cabelo do cliente.
Isso tudo mostra como a saída dela do show é mais complexa do que apenas uma simples demissão.
Enfim, Delta ficou indignada e depois de sair da produção de Drag Race criticou o show e RuPaul, segundo boatos até chamou Ru de ingrata por não ter intervido a seu favor, sendo que essa parte legal estava além do que a produção poderia fazer para ajudá-la.
Todo esse embróglio refletiu na última indicação que Delta receberia ao Emmy de “Melhor Cabelo e Penteado” em 2019. Por estar irregular Delta não poderia concorrer ao prêmio, sendo assim seu nome não foi enviado pela produção. E naquele ano o show venceu tal categoria.
Raven não sofreu nenhum tipo de afastamento pois sua situação com o respectivo sindicato já estava regularizada, pois ela já estava pagando as taxas para ser sindicalizada.
Leia sobre a exposição de Delta à produção Drag Race aqui. Leia nossa entrevista exclusiva com a rainha aqui.