Ei, amigo fã de drag queens e entusiasta do mundo delas no geral. Você aceita viajar 6.924 km comigo em direção ao México? Como ficaremos por lá menos de 180 dias, não precisaremos de visto. É deste país que vem ela, uma artista em andamento e bicha que está realizando seus sonhos, Debra Men.
“Vivedora, amante da vida, hairstylist e maquiadora profissional. Minha drag é sobre arte, beleza surreal, beleza incomum, sombria”, afirma nas redes sociais.
E foi através delas, especificamente do Instagram, que contatei Debra pela primeira vez para ela me responder uma única e simples pergunta: por qual motivo o público brasileiro deve assistir à primeira temporada de La Más Draga?
“O México é um lugar com muita diversidade e existem muitos tipos de arte drag aqui, desde os vestidos elegantes e volumosos cheios de pedra do norte aos trajes típicos das irmãs do sul de Oaxaca, passando por culturas urbanas como as rainhas góticas e as cholas, e La Más Draga tem muitos deles”, declara.
De fato, tudo isto fora comprovado pelo público pouco mais de três anos atrás, a partir do dia oito de maio de 2018, com a veiculação do primeiro episódio deste reality show, intitulado como La Más Diva.
Na ocasião, Debra, junto a mais seis rainhas, formataram o elenco, sempre avaliado pelo trio de jurados Jhonny Carmona, Yari Mejía e Letal, que buscava o título da “primeira mais drag mexicana” desta competição produzida pela La Gran Diabla Producciones, cuja final foi exibida em 19 de junho de 2018.
Por fim, junto a apresentação de Lorena Herrera, aqui as drags precisaram se preocupar com desafios centrados na passarela, com exceção do episódio cinco, um desafio de atuação. As duas piores têm seus destinos nas mãos dos jurados e Lorena, com cada um votando em quem deseja que seja eliminada após a dublagem.
Neste contexto, fiquei curioso para saber qual é a primeira memória que Debra tem ao lembrar desta temporada inaugural, ao que ela me disse: “Quando falaram comigo oferecendo o projeto e quando me expulsaram, aquele grande abraço que as minhas irmãs me deram”.
Mas não pense que Debra tem uma relação amarga com o programa que a lançou ao estrelato e a fez ter certeza, após muitas dúvidas, que deveria prosseguir como drag. Muito pelo contrário. Caso seja chamada para participar de novo do La Más Draga a resposta está na ponta da língua: “Claroooo! O que eu menos temo é o sucesso”.
Agora que eu te deixei à par de tudo isto, que tal maratonar a primeira temporada de La Más Draga? Você pode fazer isso clicando aqui. Divirta-se e #engajadrag!