Como ela incansavelmente lembrou suas irmãs na 5ª temporada de RuPaul’s Drag Race, Serena ChaCha é uma artista – mas ela não é mais aquele tipo superconfiante, pós-graduada e de olhos arregalados com uma afinidade por looks de “alta costura” recém-saída da escola de arte. Agora, como ela provou em seu único episódio de RuPaul’s Drag Race All Stars 6, ela é uma patroa brilhante que passou os últimos oito anos assumindo seu poder como uma criadora e “mulher” de negócios queer.
Depois de fazer um nome para si mesma como criadora de perucas, dançarina e performer cheia de orgulho com um talento para exibir suas raízes latinas, a rainha aproveitou ao máximo sua aparição única no All Stars 6. Bocas ficaram abertas quando ela entrou na sala de trabalhos com looks que deixariam seus visuais da S% com vergonha, embora ela tenha perdido o equilíbrio durante o show de variedades com uma performance um pouco conceitual demais (o palco principal pode não ser o lugar mais apropriado para narrativas tematicamente experimentais usando perucas manequins como metáforas existenciais). Abaixo, ChaCha conversou com a EW sobre seu breve tempo de volta ao estúdio, superando a dura realidade dos haters online após sua primeira corrida em Drag Race, e a rainha da 5ª temporada Coco Montrese vencendo a dublagem que transferiu seu destino para as mãos da votação do grupo.
Fiquei muito feliz em vê-la de volta nesta temporada. Infelizmente, tivemos que dizer adeus no episódio 1. Foi tão emocionante quanto a sua eliminação na 5ª temporada?
Qualquer coisa poderia ser melhor do que a maneira como saí pela primeira vez! Era sobre receber a ligação e aparecer com tudo o que tenho – esse foi o desafio, e eu consegui. A vadia aqui está ocupada com ordens de cabelo! Tudo acontece por uma razão, e eu tenho que voltar a arrasar nessas perucas. Essas rainhas não vão se importar se eu estou na TV arrasando ou não, elas querem seus cabelos!
Um serviço para o povo! Foi ótimo ver você de novo. Quando demos a primeira rodada de entrevistas há algumas semanas, quando pedi a todos vocês que dessem superlativos uns para os outros, quase todos disseram que vocês melhoraram muito, e ficou claro que muitas das rainhas ficaram surpresas com você voltar. Receber aquela ligação te surpreendeu?
Não! Eu tenho um sétimo sentido. Eu sabia que algo estava por vir. Tenho aparecido em eventos com um visual melhor e tenho visto a reação das pessoas. Eu estava dizendo a mim mesma que estava pronta. Tive essa sensação na DragCon em Londres. Eu meio que arrasei lá…. E mais cedo ou mais tarde, aconteceria. As meninas tiveram a mesma reação. Quando você volta tantos anos depois, tão melhorada… Não se trata de alvos em suas cabeças, porque eles não me veem fazendo drags da mesma maneira que eles, mas elas não sabem que todos os dias eu estou [fazendo] perucas com minhas próprias mãos para todas as outras rainhas, todas pelo mundo. É uma surpresa para a maioria das meninas!
O fandom teve uma percepção específica de você após a quinta temporada. Eu imagino que isso pode ter deixado você com alguma apreensão sobre voltar – não para o show, mas para a exposição online. Como isso impactou sua carreira na época?
Isso me perseguiu por oito anos e aprendi a conviver com isso. É óbvio o que as pessoas pensavam. Eu nunca deixei isso me incomodar. Eu ignoro essas coisas. Qualquer que fosse essa percepção, não estava com medo de voltar porque sabia que tinha tudo. A imagem foi minha maior oportunidade [de melhoria], assim como minha atitude e personalidade. Eu estava na defensiva e desta vez foi tipo, garota, não é pessoal. É só drag. Quando você está em um negócio de drag e percebe que trabalhar para outras rainhas há uma série de nervos com os quais você tem que lidar, você sabe como manter a calma. [Os fãs] não me controlam; meus clientes sim!
Essa é uma resposta madura que reflete o brilho que você teve. Seu look para show de talentos foi tão fofo, seu visual de entrada foi adorável! Você claramente investiu tempo em sua arte. Quanto tempo levou essa evolução da moda para chegar a esse ponto refinado, longe das esculturas?
É difícil dizer, porque as pessoas já falam sobre isso há algum tempo. Comecei a ouvir cerca de dois anos atrás. Eu entendo que depois [da S5], todos tentam ter um visual melhor. Mas não é sobre se refazer da cabeça aos pés que [permite] atingir o seu máximo, mas foi o que aconteceu com Serena. [Preparando-se para o All Stars], peguei tudo o que tinha. Eu tinha cerca de quatro designers costurando para mim, além de coisas que eu mesma fiz. Nem sei dizer quantas perucas trouxe!
O que você fez com o vestido infame que sumiu com seu pescoço na 5ª temporada?
Eu não tenho esse vestido! [Risos] Eu morava com meus pais naquela época porque me formei na faculdade e dois dias depois recebi a ligação para Drag Race, então tive que voltar para casa. Tudo estava abarrotado, e voltar à idade adulta depois da faculdade envolve limpar [os armários] de vez em quando! Eu gostaria de ter, mas o look de redenção está incrível!
Sua performance no show de talentos sempre foi aquela escolha para o desafio, uma vez que você descobriu que tinha sido escalada, ou você pensou em fazer outras coisas?
Eu pensei em fazer um conteúdo mais antigo. Eu sempre disse para nunca inventar algo novo no último minuto, mas a música era uma pegadinha. Era hora de fazer novo material de qualquer maneira…. Não era necessariamente uma música completa ainda, eu ainda estava tentando encontrar o gancho, e é sobre isso que a performance é: essa é a minha vida cotidiana, estou atrás dos manequins, mas depois tenho que me preparar para ser Serena ChaCha . Posso ir lá e fazer apenas Serena ChaCha e Zumba? Eu poderia. Mas eu mostrei técnica, hip-hop, mostrei latinidade, e isso é mais poderoso. Somos nossos piores inimigos, certo? Você tem que editar, mas quando volta, oito anos depois, vai querer fazer tudo de uma vez!
Você conseguiu ver o rosto de Jan quando ela foi declarada salva no palco? House uma rachadura no rosto?
Não sei, mas achei que ela deveria ter vencido aquele desafio! Eu defendo isso totalmente. Eu dancei na faculdade e vi o que aquela garota pode fazer, e na minha opinião, o que eu adoraria ver em um show de drag, onde estou pagando para estar na primeira fila, quero ver coreografia e vocais!
Quando você estava de volta ao palco principal e viu a cortina subir para revelar Coco Montrese – com quem você teve um enredo significativo na 5ª temporada – era a lipsync assassin, o que você pensou?
Ela é uma das minhas melhores amigas! Tenho três mães: minha mãe drag, RuPaul e Coco! Ela está sempre me aconselhando. Logo após a nossa temporada, ela foi uma das minhas maiores apoiadoras. Ela foi a única pessoa que me trouxe para um tour fora do meu estado, sempre que ela vinha fazer eventos na Flórida, ela me apoiava e ao meu negócio. Coco precisava de sua redenção e estou feliz que ela a trouxe.
Como você se sentiu por ela ter ganhado a dublagem e ter que puxar o seu batom?
Eu sei que minha mãe não sabia que meu nome estava lá. É um jogo! Ela tem que fazer o que tem que fazer por si mesma. Eu nunca poderia ficar com raiva de ninguém por fazer o que é melhor para eles. Ela precisava lembrar ao mundo quem é Coco Montrese, e foi isso que ela fez com a dublagem!
Não posso sair dessa entrevista sem pedir que você esclareça: O que aconteceu com a peruca de A’Keria que ela comprou de você ?!
Isso é algo que eu absolutamente não falo. Minha irmã estava deslumbrante, como deveria! Ela tinha uma peruca melhor do que a minha – a criador de perucas! Isso é tudo o que tenho a declarar!
Leia outras entrevistas aqui. Para ler mais sobre AS6 clique aqui.