Depois de Scarlet Adams ser exposta no quinto episódio de RuPaul’s Drag Race Down Under por seu passado racista, tendo feito blackface (leia aqui), agora foi a vez de Art Simone ser acusada do mesmo. A rainha já foi as suas redes se defender.
“Só quis vir aqui e reconhecer que há imagens começando a circular na internet me acusando de blackface – são de um antigo pôster de um show chamado ‘Suntan’ onde nos borrifávamos com spray laranja no palco. Também há imagens antigas de mim usando quimono e uma peça de cabeça – durante anos o drag australiano cavalgou a linha entre a apropriação cultural e a apreciação – aprendi que minha apreciação poderia ser vista como apropriação, aprendi e cresci e parei de usar essa fantasia. Estou sempre aprendendo, crescendo e fazendo o meu melhor para ser uma figura exemplar para minha comunidade. Sou muito grato às pessoas que tenho ao meu redor, por seus diferentes olhos e experiências no mundo. Com meu privilégio de branco, é tão fácil ver em uma direção. Eu estou ouvindo”.
Confira a seguir a imagem da qual acusam Art Simone de fazer blackface.
Art então postou a foto original do ensaio fotográfico sem alterações.
A seguir as fotos pelas quais Art foi acusada de apropriação cultural, a primeira é uma “fantasia indígena”.
Já nesta segunda Art usa um quimono.
Não sei porquê, mas lembrei do tweet da Coco Jumbo após o retorno de Art Simone pra competição.
“Dê uma nova chance para a garota branca, ela merece”.
Para ler outras notícias de racismo no universo de Drag Race clique aqui. Para ler mais notícias da S1 de Drag Race Down Under clique aqui.