Seguindo os passos de RuPaul’s Drag Race Down Under, Drag Race Espanha antes mesmo de sua estréia já tem rainha envolvida com denúncia de racismo. E a problemática da vez é a Dovima Nurmi denunciada por racismo via Instagram ao atacar uma drag queen preta que usava uma camisa com o texto “CALA-SE BRANCA”. Dovima além de ofender com racismo ainda acusou sua vítima de racismo reverso. Confira nas capturas de tela a seguir.
Neste primeiro print, Dovima chama a drag negra de monstro e ridícula, mandando-a aprender a se maquiar.
Neste segundo print Dovima foi além em suas ofensas, mandou uma foto da própria drag vestindo uma blusa com o texto “CALA-SE BRANCA” e a questionou como ela seria interpretada se usasse uma camisa com os escritos “CALA-SE NEGRO”, chegando a perguntar sobre o ativismo de sua vítima. Ela encerra chamando a drag preta de ridícula “aconselhando-a” a consertar os próprios dentes.
Para contextualizar, a camisa “CALLATE BLANCA” é derivada de uma imagem viral de uma mulher indígena que usava uma camisa com os mesmos dizeres.
Rebe Lope na Assembleia Feminista da CABA para organizar a Greve Plurinacional de 8 de março.
Dovima ainda não se manifestou sobre as acusações de racismo acima, mesmo sendo cobrada em suas redes sociais para se manifestar a respeito dessas acusações. Ainda não se sabe a identidade da drag vítima de seus ataques.
Para ler mais notícias da S1 clique aqui. Para ver outras denúncias de racismo em Drag Race clique aqui. Para ler a denúncia de racismo contra rainhas de Drag Race Down Under clique aqui.