Chegamos na reta final de RuPaul’s Drag Race S13 com um top 4 poderoso. Então é chegada a hora de avaliarmos o desempenho das rainhas finalistas.
E aí, Kandy Muse merece vencer?
Kandy não conseguiu sua segunda vitória na temporada e, portanto, chegou entre as quatro finalistas com um histórico semelhante ao de sua companheira rainha de Nova York, Peppermint. (Na verdade, eles compartilham a mesma vitória em um único desafio: o Roast.) Peppermint também enfrentou rainhas com duas, três e quatro vitórias – Sasha Velor, Trinity the Tuck (nascida Taylor) e Shea Coulée, respectivamente – mas venceu duas delas para chegar ao segundo lugar graças às suas habilidades de dublagem. Acho que é realmente possível para Kandy levar. Ela é uma das melhores dubladoras desta temporada.
Ganhar a temporada parece mais difícil. Ela dublou três vezes, quase foi mandada para casa uma vez e só tem uma vitória no desafio principal em seu histórico. Além disso, não acho que ela tenha uma edição para apoiar sua vitória. Enquanto as outras rainhas estão todas atingindo o pico (ou pelo menos se segurando) no momento certo, a trajetória de Kandy tem sido inconsistente.
Se ela tivesse conseguido vencer pelo menos mais uma vez, eu diria que ela estaria em grande forma para a final. Mas do jeito que está, não tenho certeza se uma vitória na grande final será servida à ex-Haus of Aja. Foi muito interessante acompanhar Kandy durante a S13, mas acho que chegar à final já é uma grande recompensa para ela.
Minha opinião sobre Kandy continua sendo que ela não é nem de longe tão ruim quanto seus críticos fazem parecer, mas ela também não é tão impressionante em Drag Race quanto seus maiores fãs dizem que ela é. Ela é incrivelmente carismática, embora divida muitas opiniões, e pode dá o seu melhor quando está contra a parede. Mas na passarela e nos desafios, ela vacilou mais do que qualquer outra rainha do top 4. É razoável supor que Kandy tem a pior chance de vencer nesta final.
Ainda assim, se o formato final for o lipsync for the crown que vimos da 9ª à 11ª temporada, eu tomaria cuidado com Kandy. Como na última dublagem do 14º episódio mostrou, ela tem a habilidade de dança que as outras garotas não possuem – Rosé pode se mover, mas pode parecer um pouco robótica em comparação com os movimentos mais fluidos de Muse. Se ela fizer algumas acrobacias e revelações para amplificar o que ela já faz como artista, eu poderia facilmente ver Kandy fazendo a dublagem final.
No entanto, não acho que Muse ganharia em tal cenário. A regra informal parece ser que, enquanto as primeiras dublagens são julgadas mais puramente pelo mérito (pense Peppermint vencendo Trinity the Tuck em “Stronger” na S9), a sincronização labial final é quando Ru toma sua decisão com base na temporada como um todo. E embora Kandy tenha sido divertida de assistir nesta temporada, seu histórico e performances simplesmente não são comparáveis a qualquer uma das outras finalistas.
Leia também:
Análise feita com ajuda dos artigos de Kevin O’Keefe para a Xtra. Para ler mais notícias sobre a S13 clique aqui.