Enquanto RuPaul’s Drag Race Down Under não é exibido, duas rainhas de seu elenco se envolvem em exposições de passado racista, e são elas: Karen from Finance e Scarlet Adams.
DENÚNCIA CONTRA SCARLET ADAMS
Scarlet Adams foi denunciada por Felicia Foxx, uma drag queen aborígine, que compartilhou em suas mídias sociais fotos de Adams em vários trajes típicos, incluindo um cocar de indígenas norte-americanos e burca.
Uma foto chocante mostra Adams com o rosto preto com dois dentes escurecidos, vestindo uma camisa da bandeira aborígine. Ela foi tirada em 26 de janeiro de 2012 no “Invasion Day” [Dia da Invasão].
Felicia escreveu na postagem:
“Peço desculpas antecipadamente, pois parte desse conteúdo pode ser angustiante, sinto profundamente por cada cultura que é desrespeitada nessas fotos. MINHA CULTURA NÃO É UMA FANTASIA! Fico enojada ao ver várias pessoas na comunidade LGBTQ + que estão lucrando ao zombar e desrespeitar das culturas das pessoas. Fico furiosa ao ver minha cultura sendo desmantelada, desconsiderada e destruída e Scarlet Addams decidiu usar esta roupa em particular, incluindo rosto preto e dois dentes escurecidos no Invasion Day [dia da invasão], de 26 de janeiro…
Eu entendo perfeitamente que as pessoas cometem erros e crescem a partir deles, mas uma vez que você continua a irritar inúmeras culturas em várias ocasiões, depois de ser criticada, isso é preocupante e bem vulgar. Sendo um homem Aborígene e Gay com orgulho, é justo que eu chame a atenção de todos que o RACISMO está muito vivo na cena queer.
Silêncio é violência e eu seria estúpido se não utilizasse minha plataforma para fazer exatamente o que estou fazendo aqui! Isso foi trazido à minha atenção por várias pessoas me marcando e mandando mensagens privadamente e eu não consigo começar [a falar] o quão emocionalmente estressada e inquieta isso faz todos vocês se sentirem.
Meu povo e nossa cultura não são uma piada para ninguém zombar de nós, especialmente culturas dominantes e privilegiadas!
Pensar que isso é o que estará em exibição e representando a cena drag australiana em RuPaul’s Drag Race, uma plataforma de televisão internacional é nojento.
ACORDA, PORRA! NOSSAS VIDAS IMPORTAM, VIDAS NEGRAS IMPORTAM”.
PEDIDO DE DESCULPAS DE SCARLET
Scarlet respondeu diretamente a Foxx na postagem, escrevendo:
“Felicia, sinto muito que você viu isso e me sinto péssimo, tenho muito respeito por você. Já abordei isso algumas vezes. Está no meu Instagram no topo, nos destaques”.
A futura RuGirl disse que “não tem orgulho de seu passado” e passou toda a carreira tentando fazer as pazes, bem como se esforçando para ser “uma pessoa melhor e aliada para todas as comunidades marginalizadas”. Adams acrescentou: “Não sou mais essa pessoa. Sinto muito”.
Ela também publicou um pedido de desculpas que fez no ano passado, no qual dizia a seus seguidores:
“Não há como adoçar, quando eu era adolescente há cerca de 8 anos fiz blackface/apropriação cultural. Eu era jovem e ignorante. Eu não sou mais essa pessoa. Sei que nunca vou entender o que é ser uma pessoa negra, mas já me magoei antes e pensar que fiz outra pessoa se sentir assim é um sentimento insondável”.
Veja a seguir o post original de Felicia.
DENÚNCIA CONTRA KAREN FROM FINANCE
Karen From Finance, que vive em Melbourne, também foi criticada por sua tatuagem de um Golliwog*. A artista também tinha uma coleção de brinquedos, amplamente considerados caricaturas racistas de pessoas pretas. A rainha até recebeu o apelido de KKKaren, em relação direta com o grupo terrorista, racista e supremacista branco dos EUA, KKK.
* Golliwog é o nome de bonequinhos de trapo que apareciam em livros infantis no século XIX caracterizados como uma caricatura de criança negra totalmente estereotipada e com traços exagerados , resumindo: um boneco com blackface.
PEDIDO DE DESCULPAS DE KAREN FROM FINANCE
Além do citado acima, a rainha foi exposta por ter várias piadas racistas em seu repertório. No Instagram, Karen disse que sua coleção começou quando ela tinha dois anos, o que acabou resultando na tatuagem. “Eu percebi o quão irresponsável e estúpida eu tinha sido e então joguei as bonecas em aterros sanitários e tive minha tatuagem coberta”, ela explicou. Confira o pedido de desculpa completo a seguir.
No Instagram, Karen disse que sua coleção começou quando ela tinha dois anos, o que acabou resultando na tatuagem. “Eu percebi o quão irresponsável e estúpida eu tinha sido e então joguei os bonecos em aterros sanitários e tive minha tatuagem coberta”, ela explicou. Confira o pedido de desculpa completo a seguir.
“Com a intenção de ser mais aberta e sincera com meus amigos, família e seguidores, eu gostaria de abordar e pedir desculpas por parte de meu passado, algo que eu tenho sentido arrependida por muito tempo, e assumo que tenho vergonha em compartilhar.
Onze anos atrás, eu tinha uma coleção de bonecos golliwog, uma coleção que começou quando eu tinha dois anos, e eu tomei a decisão ignorante e com arrependimento de tatuar um desses bonecos. Nos anos seguintes e, especialmente, após ser entrevistada por alguém que escreveu sobre a tatuagem numa revista, eu percebi o quão insensível e doloroso aquilo era. Mesmo que nunca tenha tido, obviamente, uma intenção maliciosa, eu percebi o quão irresponsável e estúpida eu tinha sido e então joguei os bonecos em aterros sanitários e cobri minha tatuagem.
Desde então, estou comprometida com uma jornada contínua de responsabilidade, ativismo e educação, e para descobrir e desaprender todo e qualquer preconceito racial – consciente ou inconsciente – que pode ou não estar embutido em mim. Sempre foi importante para mim usar minha plataforma para coisas boas, enquanto garanto uma comunidade segura para todos. Eu sou sortuda demais por seguir minha jornada. Não posso mudar o passado, mas posso e irei trabalhar no presente e fazer melhor no futuro, e com isso você tem a minha palavra para sempre”.
Para ler mais notícias da S1 de Drag Race Down Under clique aqui. Para ler outras denúncias de racismo em Drag Race clique aqui. Via GAY TIMES.