Em suas resenhas sobre os episódios da S13 de RuPaul’s Drag Race, Nina Bonina Brown (S9) em mais de uma ocasião fez comentários depreciativos sobre Gottmik externando sua transfobia com a rainha maquiadora. E sua resenha recente do sexto episódio foi o estopim para ela ser exposta.
ALERTA DE GATILHO DE TRANSFOBIA E DISFORIA*
ALERTA GATILHO: TRANSFOBIA e DISFORIA
Nina Bonina sendo transfóbica com Gottmik
“É claro que Gottmik mesmo vestindo isso ainda ter curvas e vocês sabem o porquê”#DragRacepic.twitter.com/OVZ65awqPg
— draglicious.com.br (@dragliciouz) February 10, 2021
“É claro que Gottmik mesmo vestindo isso ainda ter curvas e vocês sabem o porquê”
ALERTA GATILHO: TRANSFOBIA
Nina Bonina debocha do tuck de Gottmik, dizendo que ela é homem e tem muito que aquendar, mas faz questão de lembrar que Mik nasceu uma ”garota”.#DragRacepic.twitter.com/MS4jEIpfSl
— draglicious.com.br (@dragliciouz) February 10, 2021
Neste vídeo, Nina Bonina debocha do tuck de Gottmik, dizendo que ela é homem e tem muito que aquendar, mas faz questão de lembrar que Mik nasceu uma ”garota”.
GOTTMIK
Gottmik se manifestou aos ataques de Nina agradecendo o apoio que tem recebido de fãs e de outras rainhas.
“Obrigado a todos vocês por trazerem tanta luz e amor paraesta situação e por todas as meninas de Drag Race se levantando e mostrando o apoio público à comunidade trans. Significa muito não só para mim, mas para todos os outros que estão lendo e afetados pela negatividade espalhada ao redor. Amo muito vocês, e lembre-se de que você não é definido por alguns comentários maldosos. Em notícias mais PRODUTIVAS, lancei um binder** em colaboração com @gc2bapparel com os lucros indo para o @MPJInstitute, que apoia pessoas trans negras”.
REAÇÃO DE RUGIRLS
Várias RuGirls se manifestaram contra a transfobia de Nina, confira alguns a seguir.
“Transfobia é absolutamente nojento e não será tolerado aqui. NBB, isso foi terrivelmente violento e nojento. Você devia se envergonhar. Não pretendo ser outra pessoa dizendo a você informações que você já sabe, apenas quero expressar que não aceito isso”.
“Transfobia é inaceitável e mesmo que eu assuma que as pessoas já sabiam disso, as pessoa ainda são burras e precisam ser educadas.
A pessoa tem uma perspectiva. Você tuita e não a marca e então nada é feito. Melhor tomar uma atitude, certo?
Além do mais olá olá olá, defenda seus direitos.
Eu vou mandar uma mensagem para ela em vez de tuitar. Eu acho que é a coisa certa a ser feita”.
“Se transfobia nunca é, literalmente, engraçada em nenhuma circunstância e você absolutamente merece todo o ódio que está recebendo agora por fazer uma piada dolorosa em face da bravura e da arte divina, bata palmas, CLAP, CLAP”.
Yvie: NBB é uma bagunça amarga e odiosa… mas acho que eu também seria se eu aparecesse em rede nacional e ainda vivesse no porão dos meus pais por mais 20 anos.
Janice: Acho isso um pouco maldoso. Nina é, de fato, uma bagunça e precisa mudar seus hábitos, mas não sei se essa é a maneira que devemos chamar a atenção dela.
Yvie: Este NÃO é o primeiro erro dela, na verdade não é um erro para ela. Mandei uma mensagem para ela após sua última experiência com transfobia, não tive resposta.
A mensagem que Yvie enviou para Nina de forma privada no Insta:
“Eu estou genuinamente curiosa em saber porque você tem sido super crítica em formas alternativas de drag, quando você testemunhou em primeira mão como o mundo trata artistas que não fazem apenas ilusão feminina. Eu sei que é ‘apenas sua opinião’ e eu concordo que você não tem que gostar de todos os tipos de drag. Mas eu acredito que há uma diferença entre ‘não gostar’ da drag de alguém e chamá-la de preguiçosa por expressar a si mesma do jeito que embaça a crença que existe somente homem e mulher. Eu acho que você um artista incrível, radical que ajudou a mostrar ao mundo que drag pode ser mais criativo que ‘apenas mudar gêneros’ e eu vou sempre apoiar sua arte por isso. Eu apenas torço que você faça o mesmo por nós que lutamos a mesma luta”.
“As pessoas querem me chamar de classista, mas ainda estou morando nos mesmo apartamento de merda desde quando eu era mais novo… o verdadeiro shade é como ela ESCOLHEU se manter isolada, ignorante e transfóbica porque ‘o mundo foi cruel com ela’ para que ela pudesse vomitar bile no WiFi da própria mãe”.
Kameron: Todos os corpos e todas as drags são lindas, válidas e incríveis porque eles são nossos e temos que ficar juntos. E Gottmik acho que o ‘vestidinho preto’ foi genial, caralho. Porque era literalmente um ‘vestidinho preto’. Adoro quando as bonecas são literais. Tão bonitinho.
Gottmik: Obrigado, rainha.
Nina Bonina Brown não se manifestou sobre as acusações de transfobia recebidas e ainda trancou sua conta no Instagram.
Nina Bonina ser transfóbica com Gottmik não dá o direito a ninguém atacá-la com ódio e racismo. Um erro não justifica outro. Se liguem!
* Disforia é um estado de infelicidade generalizada, inquietação, insatisfação ou frustração, e pode ser um sintoma de várias condições de saúde mental. A disforia descreve o desconforto, a aversão, a ansiedade e a depressão que giram em torno do papel social de gênero e/ou das características físicas do sexo. É uma experiência muito séria que leva a maiores problemas de ansiedade/depressão, despersonalização, pensamentos de suicídio, retraimento social, auto-agressão, etc. (Fonte).
** Binder, de acordo com a wikipédia, é qualquer peça de roupa ou de tecido que possa ser utilizada para minimizar ou alterar a aparência dos seios. Geralmente, o binder é usado para se alcançar uma aparência mais masculina ou andrógina. Pessoas fazem binding para vivência, para crossdressing ou até para cosplay.
Para mais notícias da S13 clique aqui. Para ler mais babados drag clique aqui.