Mesmo o Brasil tendo uma das maiores fã bases de RuPaul’s Drag Race no mundo a tão sonhada versão tupiniquim do show não sairá mais do papel. O motivo é que a detentora dos direitos de produção do reality em terras brasileiras, Endemol, abriu mão de produzi-lo devido a falta de interesse de emissoras locais em realizá-lo.
Procurada por Fefito, a Endemol confirmou que decidiu não renovar o contrato de produção do reality no Brasil, abrindo mão de tal compromisso com os representantes de RPDR.
Um dos motivos levantados pela não produção de Drag Race no Brasil é o momento político em que o país se encontra, em que pautas e programas voltados para a comunidade LGBTQIA+ acabam sendo polarizados pelo grande público, o que faz as emissoras e serviços de streaming não demonstrarem interesse em sua produção.
Enquanto Drag Race Brasil é barrado devido ao conservadorismo, vários países ao redor do mundo lançam suas versões locais. Em 2020 foi lançando as versões canadense e holandesa, e para 2021 especula-se que teremos versões da Austrália e França.
A assessoria da Endemol Brasil enviou a seguinte nota sobre a situação do tão esperado Drag Race Brasil:
“Em Setembro de 2017, conforme noticiado, a Endemol Shine Brasil adquiriu os direitos temporários de comercialização e produção do formato em questão no Brasil. O contrato não está mais vigente”.