Jeffrey Bowyer-Chapman de Canada’s Drag Race, após excluir sua conta oficial do Twitter e delimitar quem pode comentar em suas postagens, foi defendido por The Vixen (S10) que acusou o fandom de RuPaul’s Drag Race de racismo. Para a rainha, jurados brancos como Michelle Visage já fizeram críticas piores ao longo dos anos e nunca sofreram os mesmos ataques que o ator canadense. Confira a seguir o que ela postou.
“Vou dizer isso alto. Vocês estão mandando tanto ódio para Jeffrey Bowyer-Chapman porque ele é um homem negro. Michelle Visage disse coisas muito piores para as rainhas por muitas temporadas e os fãs simplesmente concordam com suas opiniões – SOSSEGUEM”.
“Nunca esquecerei Michelle perguntando a Bob quando ela iria mostrar glamour APÓS Bob já ter desfilado na passarela com este vestido. Como membro da audiência, senti que era uma mensagem clara de que [pessoas] afros não eram glamurosas, isso apenas deu combustível a Derrick para provocar Bob sobre ela ser drag do gueto”.
“Além disso tem as constantes críticas injustas de Michelle para a ‘ilusão de nude’ das meninas negras. Fui atacada por ela como uma jovem rainha competindo na boate Roscoes (em Chicago) por ter meias mais claras que meu tom de pele. E na S10 disse direto no microfone que faria uma cena se ela atacasse Monique durante a passarela de sereia. Enquanto isso, minha boa irmã Kameron usou, literalmente, maiô de pele de pêssego na maior parte do tempo. Quem pode esquecer o comentário de ‘passe hidratante’ para Dida Ritz. O programa e o fandom realmente contribuem para o sentimento de anti-negritude e não vão parar até que todos reconheçam o problema”.
Crystal: As acrobacias mentais que as pessoas tem feito para dizer “Mas não é sobre raça”. Diga isso a cada membro racializado do elenco show que tem sofrido bullying na internet.
The Vixen: Tem sido tão fácil para eles ignorarem nosso sofrimento, porque o show explora os sentimentos de tal forma que você pode ficar entorpecido com nossas emoções, mas LÁGRIMAS BRANCAS são motivo de revolta.
Igolino: Além disso Coco foi chamada de russa [cinzenta] no AS2 pelo Carlson, porque suas mãos não combinavam com sua maquiagem.
The Vixen: Michelle disse que sua maquiagem parecia com fuligem. Você sabe como fuligem parece?!
That: Tipo, Michelle tem décadas de experiência contra Jeffrey, então eu não sei qual seu ponto nesta questão.
Vixen: Experiência fazendo o quê?
Jeffrey: Estamos esperando.
Salem: Talvez seja porque ele não sabe nada de drag, talvez porque essa não seja sua cena ou ambiente.
Vixen: O mesmo pode ser dito sobre Michelle… e Ru.
The Vixen não é a primeira a sair em defesa de Jeffrey contra os ataques do fandom de Drag Race, Nina Bonina o defendeu também e pode ser lido aqui. Os ataques ao jurado canadense tem sido tão pesados que ele excluiu sua conta oficial do Twitter (leia aqui), o que fez a produção emitir uma nota contra o ódio do fandom (leia aqui).
Para ler mais notícias da S1 de Canada’s Drag Race clique aqui.