Michelle Visage foi uma das pessoas que James Ross acusou de ter começado toda campanha de ódio contra sua drag há quase dez anos, afirmando em várias entrevistas e eventos que Raven que deveria ter vencido a segunda temporada de RuPaul’s Drag Race (leia aqui). De forma privada, Michelle pediu desculpas a ex-drag queen Tyra Sanchez, mas o artista não se convenceu com as palavras da jurada de RPDR.
James postou um audio de Michelle se desculpando com ele.
De forma privada, Michelle Visage se desculpou com James Ross, ex-Tyra Sanchez. O artista publicou o pedido de desculpas, mas não o aceitou, afirmando que danos públicos devem ser consertados de forma pública. pic.twitter.com/pkGa2GXY79
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) July 13, 2020
No áudio Visage fala que sempre respeitou e admirou o trabalho de Tyra, que nunca a odiou e que lamenta muito todo ódio que sofreu. E encera afirmando que é lamentável ele ter parado de fazer drag devido a tanto ódio, pois Tyra Sanchez é uma rainha de alto calibre.
Na legenda da publicação feita no Instagram, Ross escreveu.
“Desculpas privadas significam absolutamente por nenhuma quando o dano que você causou foi causado publicamente. Mas você nunca se desculpará publicamente pelo ódio que incitou. Mesmo depois de explicar como isso afetou minha vida e carreira. Você quer continuar a desviar, em vez de abordar o que eu disse especificamente a você que me machucou. Mantenha suas desculpas privadas. Eles não significam absolutamente nada para mim. Ajude a reverter o dano causado, desculpando-se publicamente por seus comentários/opiniões insensíveis. Mas você não fará isso. Vocês são todos iguais. Apoia quando é tendência, não quando é realmente necessário. Suas palavras têm poder/influência. Você sabe disso e é por isso que você fez o que fez. Sua campanha de ódio não era apenas desnecessária, era ignorante e errada. Aceite o que você fez e peça desculpas. ASSUMA O QUE FEZ. Posso dizer que, como sendo mais velha que eu e uma mulher, eu sempre tive e sempre vou ter um certo nível de respeito por você. Mesmo que você tenha sido shady comigo, sempre admirei suas realizações na vida, mas não posso mais apoiar alguém que realmente não me apoia. Interprete isso como um discurso retórico, como uma drag preta e agressiva, interprete como quiser, mas leve-o pelo valor que tem. Certo é certo e errado é errado. E Michelle, você estava errada. Vencedora da 2ª Temporada”.
Muitas pessoas tem tido dificuldade em entender porque James segue nessa saga de exposição do racismo de Drag Race e seus envolvidos, mesmo tendo declarado que não faz mais drag e que não quer mais relação com o show. Os danos provenientes do ódio e racismo que ele sofreu desde que venceu a segunda temporada do show são pesados, ninguém deveria passar por isso. Mesmo que em alguns casos ela tenha errado nessa exposição, como divulgar números telefônicos particulares, o artista está no seu direito de exorcizar todo ódio e racismo que sofreu e essa foi a forma encontrada.
James Ross não querer relação com RPDR não anula o fato de querer reparação pública por tudo que sofreu com conivência da produção do show, seus produtores, jurados e drags.
E quanto ao pedido de desculpas, cabe exclusivamente a quem foi ofendido aceitar ou não e não estar errado se não aceitar.
Para ler mais notícias envolvendo “Tyra Sanchez” clique aqui.