O coletivo Picumanas, projeto de Drag Queens de Porto Alegre, apresenta à comunidade seu calendário 2020. A cada mês, uma Queen mostra sua estética pessoal, demonstrando um pouquinho da cena Drag da cidade.
A arrecadação do material será revertida para o TransENEM Porto Alegre, visando principalmente auxiliar no transporte das alunas das atividades organizadas pelo Coletivo. O TransENEM é um coletivo que busca atuar no âmbito da Educação e LGBT, oferecendo um curso popular gratuito focado no exame para conclusão do ensino médio e ingresso no ensino superior (ENEM) para mulheres travestis, pessoas trans (binárias e não-binárias) e outros grupos LGBTs.
Segundo dados da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), mais de 90% das travestis e mulheres trans convivem com a realidade de uma profissão de risco e não regulamentada, que é a prostituição. Estudos da ONG Transgender Europe (TGEU) apontam que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Grande parte dessa população não conseguiu terminar o Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
A iniciativa é independente, realizada inteiramente por artistas LGBT, e conta com o patrocínio de empresários locais. O lançamento ocorreu durante a Parada Livre de Porto Alegre e já está disponível a venda no Café Sala Precisa, no Venezianos Pub Café e no Vitraux Club, além de estar disponível online com frete para todo Brasil pela página no Instagram do coletivo @picumanas e pelo email picumanas@gmail.com.
Sobre o coletivo Picumanas
Picumã é uma palavra do pajubá que significa “Peruca”. Picumanas são irmãs de peruca, irmãs de montação. Drag é uma arte individual, mas não existe sozinha. Em coletivo, somos mais fortes, lindas e maravilhosas. O coletivo é formado pelas seguintes artistas: Ayö, Belle Z Boo, Bonnie May, Elektra, Jazzy Jones, Kai, Lo Litta, Mona Vipere, Rebeca Rebu, Savannah Sigma, Seripha Sigma e Zelda.