Mais um ball e a homenageada da noite é Madonna. Vários boys se apresentam, porém mais uma vez Candy se apresenta numa categoria da qual não faz parte. Pray Tell a gonga, e ela o contesta, dizendo que ele sempre a humilha, não a deixando brilhar, mas ela sabe que tem talento e é uma estrela, mesmo que as pessoa não vejam isso nela. E o apoio da plateia para o discurso de Candy é grande.
Pray Tell mais uma vez sofre uma intervenção de Blanca, dessa vez para ser convencido a tomar o medicamento (AZT) para tratar o HIV. Blanca passou a tomar e seus resultados melhoraram. Contudo, Pray Tell resiste, diz que não vai injetar o remédio tóxico e que prefere uma abordagem mais holística (natural).
Pray vai embora do encontro e se reúne com outros mestres de cerimônias de Balls. A reunião é regular e dessa vez o assunto é Madonna, a visibilidade que ela trouxe para os bailes com sua música Vogue e que devido a isso precisam atualizar as categorias dos desfiles que já estão datadas em várias décadas. No mais, o importante é continuar focando no mais importante, que é manter o Vogue como uma celebração da comunidade LGBT e não uma atração de circo para quem é de fora.
Então Candy surge no meio do conselho dos MCs para defender sua causa a cerca das novas categorias, como a inclusão da dublagem. Mas Pray Tell segue irredutível, achando que tal categoria é inferior aos balls e não aceita que seja incluída. Candy perde a cabeça e ameaça Pray com uma faca no pescoço, questionando porque ele não a leva a sério. Mas aí Candy desiste da agressão e vai embora prometendo que não será a última vez que ele a verá.
Durante um novo ball Lulu pede ajuda de Blanca para encontrar Candy que está desaparecida há alguns dias. As duas vão a um motel em que ela costuma atender seus programas sexuais, como não a encontram Blanca faz cartazes de “desaparecida” com a foto de Candy para espalhar pela cidade, com a ajuda de seus filhos.
Contudo, Blanca recebeu a pior ligação possível, informando a morte de Candy. Logo, ela reúne Lulu e Elektra para dar a trágica notícia. Candy foi encontrada morta no armário do quarto do motel em que elas haviam a procurado anteriormente.
Angel fica indignada com a morte de Candy e exige para as demais que algo seja feito, afinal 11 mulheres trans já tinham sido mortas até então no ano, e era apenas maio ainda. É muito poderoso ver essas mulheres trans unidas entre si para se protegerem e ajudarem. Elektra assume o comando da situação para darem um velório digno para Candy. Mas os impasses são grandes, já Candy não é parente de sangue de Elektra ou Blanca.
No local do velório Elektra, Blanca e Angel não curtem a maquiagem que colocaram em Candy e se apressam para dá-la uma aparência digna.
Pray Tell que é o encarregado de fazer o discurso de despedido para Miss Candy, com a qual sempre se estranhava nos balls. E a mensagem de Pray é forte, “não importa nossos problemas, a gente ainda é família e se apoia”.
No momento de epifania Pray conversa com Candy que o perdoa, ele revela que era duro com ela para protegê-la do mundo, pois ele via muito de si na amiga. Ela retruca que sua bravura era necessária para ela continuar vivendo num mundo que a queria morta. Candy finaliza dizendo que ela arrasaria numa categoria de dublagens e que os balls serão menos divertidos sem ela.
Lulu, a melhor amiga de Candy, reluta em participar do velório, e quando finalmente o faz fica indignada ao ver o cadáver de Candy com seus acessórios e os arranca, tendo que ser arrastada para fora do local. O espírito de Candy aparece para os demais personagens, dando conselhos e o devido adeus a cada um.
Contudo, o encontro mais dolorido foi de Candy com os pais. A mãe lamentou tê-la rejeitado para vir a conhecê-la de verdade apenas depois de morta. Para a mãe era um desafio criar Candy, pois não havia um livro que ensinasse a cuidar de uma criança como ela. Já com o pai o papo foi um pouco diferente, foi de gratidão, por perceber que ele entendia que tinha um “filho” diferente, que na verdade era filha. E ele da forma que podia, tentava agradá-la para vê-la feliz. Então Candy agradece ao pai, pois foi dele que que ela herdou toda confiança e coragem para enfrentar o mundo.
Para homenagear Candy com a grandeza que ela merece, Pray Tell e o conselho de Mestres de Cerimônias dos Balls decidiram criar a categoria de lipsync “Candy’s Sweet Refrain”, na certeza que ela amaria a homenagem.
Por fim Pray Tell aceita começar a tomar a medicação para tratar o HIV e assim lutar para se manter vivo.
Em todos episódios até aqui houve um velório para os Evangelistas irem, mas o de Candy com certeza é o mais triste e inesperado da temporada. Por mais insana e agressiva que fosse, Candy nos trazia alegrias e boa reflexões. E agora sua luz apagou, como de muitas mulheres trans em nossa comunidade que são feitas de vítimas fatais diariamente por essa sociedade transfóbica.
Este episódio merece 5 coroas.
Para ler mais notícias de Pose clique aqui.