Pela primeira vez, uma mulher trans venceu o Drag Race Tailândia. A competidora tailandesa Angele Anang venceu a segunda temporada do reality que terminou na última sexta-feira (5 de abril).
Com sua vitória, Angele também se torna a primeira mulher trans a conquistar a coroa na história da franquia de Drag Race. Confira a seguir sua coroação.
A segunda temporada de Drag Race Tailândia chegou ao fim coroando @AngeleAnang, a primeira mulher trans a vencer uma edição de Drag Race. YASSSSSS!!! Longo reinado à rainha!!! 😍👑 #DragRaceTH pic.twitter.com/GNPxFiIrKa
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) April 6, 2019
A co-apresentadora, Pangina Heals, postou em seu Instagram sobre a vitória de Angele.
“Você trabalhou duro e mostrou ao mundo que é uma artista e um ser humano incrível”.
Pangina também publicou um vídeo de Angele recebendo sua coroa e parabenizando as outras concorrentes.
A apresentadora de #DragRaceTH, @PanginaHeals, coroando a campeã da segunda temporada, @AngeleAnang 👑😍 #DragRace pic.twitter.com/xUGJ2P14BK
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) April 6, 2019
A vitória de Angele não foi a única vitória para a representação trans na temporada. Kandy Zyanide, outra competidora trans, foi a vice-campeão de Angele.
Ao longo da temporada, Angele provou ser uma forte concorrente. Ela é a primeira rainha a vencer cinco desafios seguidos e bater o recorde de maior número de vitórias em um único ano. No geral, ela ganhou um total de seis desafios, batendo o recorde anterior de cinco de BenDeLaCreme no All Stars 3.
A segunda temporada do Drag Race Tailândia foi dramática e divertida, com uma rainha até mesmo se colocando em chamas na passarela.
O histórico de Drag Race com representação trans
Drag Race tem um histórico polêmico na representação de pessoas trans. No ano passado, RuPaul foi criticado por seus comentários sobre possíveis competidoras trans. Ele inicialmente disse que não aceitaria uma competidor que fosse mulher cis ou trans, e embora isso tenha mudado, mama foi duramente criticada por sua postura (leia aqui).
Houve poucas competidoras trans na história global da franquia.
Contudo, ano passado o reality House of Drag, o equivalente da Nova Zelândia de Drag Race, fez de Hugo Grrrl o grande campeão da temporada, um homem trans que faz drag king.
Mais fotos da final de Drag Race Tailândia
Confira a seguir mais fotos da grande final de Drag Race Tailândia.