No penúltimo episódio de RuPaul’s Drag Race All Stars 3 as queens receberam a ilustre visita de Nancy Pelosi, líder do Partido dos Democratas, que era minoria, na câmara dos deputados nos Estados Unidos. Sua visita ao show foi para convocar o povo estadunidense a votar nas eleições legislativas que rolaram por lá no fim do ano pasado.
A visita de Nancy Pelosi
Tudo que posos dizer é, melhor você trabalhar. Passei um tempo fabuloso com RuPaul e boa sorte para todas as rainhas.
Pelosi recebeu uma salva de palmas quando entrou na sala de trabalhos de Drag Race. RuPaul a apresentou como uma “mulher forte que sabe como fazer as coisas e uma defensora dos direitos LGBT por três décadas”.
Pelosi disse às queens que ela “não resistiu” em participar do programa depois de receber o convite. A deputada declarou:
Estou honrado por estar aqui. Vocês são uma inspiração, eu espero que vocês saibam. Porque vocês realmente conhecem o seu poder. É sobre se orgulhar, e é isso que vocês fazem: se orgulham de si mesmas. Vocês conhecem o seu poder.
Pelosi também enfatizou a importância da votação, já que nos EUA o voto não é obrigatório como no Brasil.
Votar é tudo. Quero dizer que as pessoas se sacrificam tanto em nosso país para que as pessoas tenham o direito de votar. É uma bênção, mas temos que usá-la. Se você não votar, não conta. E você conta.
O dia que Nancy Pelosi, nova presidente da câmara dos deputados dos Estados Unidos, visitou o #AllStars3 de #DragRace. ÉPICO!!!! pic.twitter.com/cf82FUkGwA
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) January 3, 2019
Política
Pelo visto a visita teve bons frutos já que o jogo virou e o Partido dos Democratas, do qual Nancy faz parte não é mais minoria na câmara dos deputados nos EUA.
Enquanto o Brasil regride para a época da ditadura, nos EUA o povo respondeu aos desmandos de Donald Trump elegendo mais democratas para a câmara dos deputados. E hoje rolou a votação para eleger o novo presidente da câmara dos deputados dos EUA e Nancy Pelosi foi eleita para tal cargo. Resultado, a oposição ao presidente laranja, que é do Partido Republicano, será enorme e as chances de Trump sofrer impeachment são grandes. Além do mais todas as medidas de Trump que eram um retrocesso para o povo dos EUA não serão aprovadas na câmara sob o comando de Nancy Pelosi, como as medidas contra o Obama Care, um tipo de SUS que tentam implantar lá desde a gestão de Barack Obama, mas que sofre muitos ataques de Trump e seu partido.
Nancy Pelosi é defensora de minorias e especialmente dos direitos LGBT há mais de 30 anos. O tipo de político que precisamos valorizar mais no Brasil, pois enquanto nos EUA eles vivem um dia histórico ao eleger uma mulher para um dos cargos políticos mais importantes do mundo, por aqui, já no terceiro dia do governo Bolsonaro somos obrigados a ouvir da nova ministra do Direitos Humanos, Damares Alves, que “é uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa“.
É uma tragédia o momento político-social que vivemos no Brasil. E o desastre está apenas começando e nossas chances de mudar tal cenário e só daqui há 4 anos… Já que brasileiro adora copiar os EUA que também aprenda com os erros de lá e não caia mais na falácia que um governo de extrema direita neoliberal é a nossa salvação.
No mais, RuPaul’s Drag Race prova que drag e política tem TUDO A VER! Diferentemente do que alguns fãs adoram pregar por aí, que drag não deve falar ou se envolver com política, é sempre bom lembrar que a arte drag por si só é um ato político!
Entenda um pouco como funciona as eleições legislativas dos EUA clicando aqui.