Celebrando o Natal…
É bacana ver que a cada episódio Blanca cria um novo hábito familiar. Dessa vez seus filhos podem escrever uma carta a mamãe Noel e fazer um pedido razoável.
Angel conta sua triste história de Natal. Roubou um salto vermelho de couro e ao chegar em casa deixou cair. E apanhou do pai tanto pelo roubo e principalmente pelo objeto escolhido. O pai nunca mais a tratou igual.
Blanca permite Ricky em sua casa Evangelista, desde que não atrapalhe os estudos de Damon, pelo contrário, deve encorajá-lo sempre.
É lindo ver o amor preto representado na tela pelo casal Damon e Ricky.
HIV… vemos então a epidemia da AIDS fazendo suas vítimas fatais e como as personagens lidam com seus entes queridos em estado terminal, a diretora da escola de dança, Helena St Rogers, e Pray Tell.
Pray Tell que até então víamos como uma força da natureza revela sua vulnerabilidade, seu espírito arrasado por todos amores que perdeu para a epidemia da AIDS.
Enquanto isso Angel e Stan vivem o sonho americano juntos.
E o aluno que Helena foi visitar no hospital faleceu. Acho que por isso ela se conectou de imediato com Damon e se identificou com ele.
Papi ensaiando para o baile de inverno de Natal é lindinho. Sem ginga, mas o esforço é válido.
Helena desconta em Damon sua perda. E é dolorido de ver. Ela por não ter com quem se abrir. E ele por acabar tendo que suportar toda frustração e silêncio dela sem entender que ele não é o culpado, mas só uma válvula de escape para a dor de Helena.
E aí vemos também o avanço da medicina, com Elektra sendo convidada para fazer parte da primeira clínica e centro de pesquisa de transexualidade, sendo informada que está no topo da lista de Redesignação Sexual.
Adoro Elektra porque ela é bandida, mas sempre focada em coisas para sua a casa Abundance. Até roubar doação de Natal para decorar sua casa ela é capaz.
Esse dinheiro não ia para as crianças passando fome? SE NÓS NÃO SOMOS UM CASO DE CARIDADE QUEM É? – disse uma das filhas de Elektra.
Elektra iludiu suas filhas para o fim que o dinheiro roubado levaria, na verdade Elektra estava juntando para fazer sua cirurgia de redesignação sexual.
Blanca e Helena se confrontam, Já que Helena parece desprezar os balls que Damon adora. E Blanca não aceita que ela despreze seu mundo, vivendo no topo como diretora de uma renomada escola de dança. E Helena dá um ultimato, ou os bailes ou a escola de dança. Os dois não dá. E aí Blanca com seu amor de ferro de mãe tira o baile de Damon sem revelar os motivos por trás. Damon fica puto, mas ele ainda é adolescente, tem 17 anos. A impulsividade é esperada.
Enquanto isso Stan segue sua jornada de vida dupla, até comprando presente escondido para Angel.
E o patrão de Stan, fdp, se sentiu traído por Stan ter passado uma ideia direto aos gerentes da Trump Tower e aí foi na sua casa fazer fofoca com a esposa dele, deixando entender que se Stan tá fazendo hora extra não é por motivos de trabalho. E depois de lançar a dúvida o patrão de Stan vai lá e tasca um beijo na esposa do empregado. Típico macho alfa que se acha dono do mundo.
O baile de Natal é sucesso puro! Muito glamour, muita neve.
Os momentos intimistas de Blanca e Damon são ouro. É uma verdadeira relação de mãe e filho. Ela com seu amor de ferro. E ele aprendendo que a vida não é fácil e tudo que sua mãe faz é para que ele tenha uma boa vida. É emblemático ver Damon e Blanca numa sala escura só iluminada pela árvore de Natal relembrando com dor suas histórias de vida.
Ricky e Damon começam bem a manhã de Natal com trocas de presentes, enquanto Damon ganhou um walkman, Ricky ganhou a virgindade de Damon.
Já na casa do Stanley o Natal começa com briga em família e sua esposa o acusando de traição pelas falsas noites de trabalho até tarde.
Angel, coitada, fez todo banquete natalino para receber Stan que preferiu ficar em casa para abafar o coração aflito de sua esposa que acreditou nas suas desculpas, que trabalha até tarde devido aos seus outros chefes.
De volta à casa dos Evangelista o Peru de Natal queimou. Então o que vamos comer??? A solução foi ir para um restaurante. E lá Blanca distribuiu presentes para todos, até Ricky chorou de emoção. Além disso presenteou seu convidado de honra, Pray Tell, com uma câmera fotográfica, agradecendo-o por ter dado cor a sua vida e instigando-o a continuar fazendo isso pelos outros. E ainda presenteou Angel com o salto alto de couro vermelho que causou seu trauma de infância. E Blanca não poderia sair de mãos abanando e ganhou de todos um colar com um pingente de coração, pois como disse Ricky “você é o nosso coração, te amamos”. Que mãezona. Amo! Amo! Amo!
Ouça nosso podcast deste episódio de POSE clicando aqui.