Há meses falamos sobre RuPaul’s Drag Race All Stars 4 e desde o início dos boatos o elenco já havia sido divulgado, lá em julho (leia aqui), com Gia Gunn entre as drag queens esperadas para estrelar a temporada. Contudo em agosto a rainha, durante uma live no Instagram, havia falado que não participaria novamente de Drag Race, pois como o show não aceitava pessoas trans ela não se sentiria bem-vinda no AS4 (polêmica entrevista de RuPaul, leia aqui). Confira as declarações de Gia:
“Desculpa a todos, eu sei que vocês estão tão animados com todos os rumores e tudo mais, mas honestamente, eu não estarei no programa, porque não tenho certeza se meu tipo é bem-vindo lá. Eu não vou fazer parte de um programa que não apóia minha comunidade”.
Mas agora saiu o elenco oficial do All Stars 4 (leia aqui) e para nossa (não tão) supresa, Gia Gunn está entre as queens escolhidas para participar da temporada.
Pelo visto, Gia Gunn fez tais declarações para despistar os rumores de sua participação no All Stars 4. Mas acredito que o motivo vai além disso. O primeiro semestre desse ano (2018) foi um festival de polêmicas para Drag Race, não só pelo final do All Stars 3, que revoltou muitos fãs do show, mas também por outros motivos, como as declarações transfóbicas de RuPaul.
Mama disse não aceitaria mulheres cis ou trans, que estivessem em transição ou já passaram por ela, por acreditar que elas teriam vantagens na competição devido aos seus atributos físicos, sejam eles naturais ou resultado de hormônios e plásticas.
Quando Gia declarou não ser bem-vinda no show foi por conta dessas declarações de Ru. E por isso é provável que a participação de Gia no All Stars seja uma tentativa de RuPaul se redimir, mostrando que não é transfóbica como seu histórico atesta. Tanto que segundo boatos haverá todo um cuidado por parte da produção do show em tratar Gia como mulher trans que ela é, podendo até abordar isso de forma mais profunda no decorrer dos episódios em que a queen permanecer na competição. Dessa forma, o AS4 pode ter seu momento de didatismo a cerca de mulheres trans que fazem drag. Logo as declarações de Gia não foram só para “despistar” o fandom, mas também para prepará-lo para o que nos aguarda no AS4 no que tange valorizar pessoas trans que fazem drag.
Confira o especial: 30 dias de Transição de Gia Gunn:
Pt1 | Pt2 | Pt3 | Pt4 | Pt5 | Pt6 | Pt7 | Pt8 | Pt9 | P10
Você encontra todos os rumores (possíveis spoilers) do All Stars 4 aqui.